Sembcorp e PT PLN unem forças na produção e exportação de hidrogênio
A Sembcorp Utilities de Singapura, uma subsidiária integral da Sembcorp Industries, e a empresa estatal indonésia PT PLN (Persero) assinaram um acordo de estudo de desenvolvimento conjunto para explorar a viabilidade da produção de hidrogênio verde na Indonésia para exportação para Singapura.
De acordo com a Sembcorp, a instalação poderia produzir potencialmente até 100.000 toneladas de hidrogênio verde por ano na Indonésia, utilizando energia renovável de origem local, que será exportada através de gasodutos submarinos para Singapura.
PUBLICIDADE
Wong Kim Yin, presidente do grupo e CEO da Sembcorp Industries, disse: “O hidrogênio e seus derivados continuam sendo um dos substitutos mais promissores do gás natural na geração de energia. Através desta parceria com a Persero, esforçamo-nos por co-desenvolver uma cadeia de abastecimento de hidrogênio de baixo carbono viável que diversificará as fontes de energia para ambos os países. Isto apoiará a descarbonização do setor energético de Singapura à medida que o país avança em direção à sua meta de zero emissões líquidas para 2050”.
Darmawan Prasodjo, diretor presidente da Persero, observou: “A PLN está totalmente empenhada em acelerar a transição energética para uma energia mais verde para garantir um futuro melhor para a próxima geração. Um dos exemplos concretos é através desta parceria. Agradecemos o nosso parceiro, Sembcorp, e esperamos o apoio de todas as partes para implementar com sucesso futuros projetos de energia verde na Indonésia e na região do Sudeste Asiático”.
No que diz respeito a outros projetos relacionados com o hidrogênio, em maio de 2023, a Sembcorp revelou planos para desenvolver um novo centro multi-ultilidades, que incluiria uma central elétrica de 600 MW preparada para hidrogênio na Ilha de Jurong.
De acordo com a companhia, o novo centro fornecerá energia, vapor, álcool e água desmineralizada aos clientes. A construção está prevista para começar ainda este ano e o centro deverá estar totalmente operacional em 2026.