A União Europeia (UE) prepara um plano para investir quase 200 bilhões de euros nos próximos cinco anos, visando se tornar independente da energia russa.
Um rascunho do plano, batizado como "RepowerEU", foi obtido pelo "Financial Times" e deverá ser anunciado na próxima semana para apreciação dos membros da UE. A proposta prevê investimentos de 195 bilhões de euros entre 2022 e 2027, além da adoção de medidas para diminuir as emissões de carbono da energia usada no bloco.
Segundo o documento, o plano visa “reduzir rapidamente nossa dependência de combustíveis fósseis russos ao acelerar a transição para energia limpa nos unindo para conseguir um sistema de energia mais resiliente”.
Um dos principais objetivos do plano é acabar com a dependência europeia do gás russo após a invasão da Ucrânia pela Rússia. A Comissão Europeia já estuda maneiras de diminuir o uso do gás russo e deve diminuir em dois terços as importações do combustível para os países do bloco até o final deste ano.
A UE também busca aprovar um sexto pacote de sanções contra a Rússia que iria criar um processo escalonado de embargo da energia do país. Porém a proposta enfrenta resistência da Hungria, que ainda é dependente do gás russo.
Fonte: Valor
PUBLICIDADE