A Vale vai reiniciar em breve as operações de fundição em Sudbury, Ontário, no Canadá, pela primeira vez desde o início de uma greve, afirmou a mineradora na segunda-feira. As operações da fundidora, parte dos ativos adquiridos quando a Vale comprou a canadense Inco em 2006, devem ser retomadas até o final do mês, operando um de seus dois fornos e produzindo resíduo de níquel, disse um porta-voz da empresa.
A Vale disse que vai usar funcionários da empresa de fora da unidade que discute a greve representada pelo sindicato United Steelworkers assim como mão-de-obra terceirizada. "Temos treinado funcionários que não estão em greve com o objetivo eventual de retomar a fundidora por algum tempo", disse o porta-voz Cory McPhee. "Apesar de ainda não termos estabelecido uma data de reinício, esperamos estar operando até o final do mês", acrescentou.
Mais de 3 mil trabalhadores de Sudbury e na operação de Port Colborne entraram em greve em meados de julho. A empresa retomou as operações em duas minas e em uma usina em outubro, usando trabalhadores que não estavam em greve, e vai usar o níquel dessas minas, além de concentrado armazenado, para alimentar a fundidora.
(Fonte: Jornal do Commercio/RJ)
PUBLICIDADE