O estreitamento na relação entre os parceiros - públicos e privados - e a maior rapidez no processo de captação de investimentos estão entre as prioridades do novo presidente da Zona de Processamento de Exportação do Pecém (ZPE Ceará), César Ribeiro, cuja posse será oficializada hoje. Natural de São Paulo, o gestor mora há 15 anos em Fortaleza, onde, antes de assumir o cargo, trabalhava como superintendente regional, no Norte e no Nordeste, do Banco Fibra.
O presidente da Zona de Processamento de Exportação do Pecém frisa que a atuação se dará em conjunto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará e Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado Foto: Kleber A. Gonçalves
"Além de trazer novos investimentos, o que a gente vai buscar é uma maior eficiência dos processos, já que hoje há alguns deles que precisam ser corrigidos, e, principalmente, vamos tentar otimizar a relação com os parceiros, sejam clientes, seja Receita (Federal), seja Ceará Portos ou todos os parceiros direta ou indiretamente ligados à ZPE", afirma Ribeiro.
Uma das implicações dessa aproximação, exemplifica, é o aprimoramento do processo de chegada e desembaraço de materiais na ZPE, através de uma maior articulação com a Receita.
Ele acrescenta que, além de buscar parcerias com investidores de outros segmentos, a ZPE também buscará intensificar o contato com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) - única empresa efetivamente em instalação no local - para ampliar a atração de empreendimentos que também estejam inseridos na cadeia produtiva da qual a usina faz parte.
Integração
O novo presidente destaca ainda que a atuação da ZPE Ceará se dará de forma integrada ao Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede) e à Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece). "Enquanto eu tiver a possibilidade de usar a estrutura da Adece para captação e a Adece também usar a ZPE como agente fomentadora, vai ser o ideal", salienta.
Em relação a setores que a ZPE poderá priorizar no processo de atração, Ribeiro diz preferir "não excluir nenhum segmento da indústria" interessado em se instalar no local.
César Ribeiro tem 39 anos e é graduado em Administração, além de ter pós-graduação e MBA nas áreas de Gestão Empresarial e de Negócios. Antes de chegar à ZPE, conta, já dialogava diretamente com companhias de grande porte. "Os grandes clientes do banco eram exatamente grandes empresas nacionais e multinacionais que hoje a ZPE busca atrair", relata.
Fonte: diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE