O BNWAS foi projetado para monitorar a atividade da ponte e detectar qualquer falha do oficial de quarto que possa levar a acidentes marítimos. O sistema monitora o nível de atenção do oficial de quarto e automaticamente avisa ao comandante ou outro oficial do navio, se, por qualquer motivo, o oficial de quarto tornar-se incapaz de exercer suas funções devido a um acidente, doença ou quebra de segurança (como pirataria e/ou sequestro).
PUBLICIDADE
Isso é feito através de uma série de indicações e alarmes (sonoros e visuais) para avisar, em primeiro lugar, ao oficial de quarto, e em seguida, se não houver resposta, ao comandante ou outro oficial qualificado. Além disso, o BNWAS deverá ficar operacional toda a vez que o sistema de direção ou controle de localização do navio estiver ligado, exceto se for suspenso pelo comandante.
As futuras alterações à Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida no Mar (Solas), capítulo V, regulamento 19, obrigam à instalação de BNWAS em mais de 100 mil navios. Tal sistema será obrigatório para todos os novos navios na entrega, enquanto a tonelagem existente é necessária para adaptar o equipamento “na primeira vistoria”.
A Bimco aconselha seus membros a considerarem a instalação do sistema em docas secas antes da data de implementação obrigatória, e não aguardar até as vistorias anuais dentro do período de anuência. O consentimento da administração da bandeira do navio é necessário para adiar a instalação após essa data.
O sistema Navguard da Marine Martek tem total conformidade com as resoluções da IMO sobre equipamentos BNWAS em relação ao desempenho, instalação e critérios ergonômicos, proporcionando notificação de movimento e contato físico da presença do sentinela.
O sistema recebeu homologação do Lloyd’s Register, ABS, DNV, Bureau Veritas, RINA, Russian Register, China Register and Indian Register.