A Brasbunker entrega, nesta sexta-feira (20), o navio para recolhimento de óleo (OSRV, na sigla em inglês) “Mar Limpo II”. Construída no Brasil, no estaleiro São Miguel, em São Gonçalo, a embarcação teve o projeto executado em parceria com a Rolls Royce. Os investimentos são da ordem de R$ 71 milhões e, segundo a empresa, o OSRV possui 74% de conteúdo local.
De acordo com a Brasbunker, a embarcação é a primeira da frota que será finalizada pela companhia até 2014 — Mar Limpo III, IV,V,VI e VII serão as próximas. Os OSRVs atenderão um contrato com a Petrobras de oito anos de duração, prorrogáveis por mais oito. Os navios atuarão nas áreas do pós ou pré-sal. Com uma tripulação de 12 pessoas, o “Mar Limpo II” conta com backup dos principais equipamentos.
O “Mar Limpo II” possui radares capazes de detectar derramamentos de óleo em um raio de 20 quilômetros, mostrando a espessura da mancha, além de um sistema de posicionamento dinâmico. A embarcação conta ainda com um skimmer com capacidade de drenar 250 mil litros de resíduos por hora, além de tanques para o armazenamento de até 750 mil litros de material coletado. A embarcação drena o equivalente a 250 caixas d’água de 1.000 litros cada por hora.
O workboat à bordo é uma ferramenta que permite ao navio se aproximar da mancha de óleo e cercá-la com rapidez, impedindo que o derramamento se expanda. Já os firefights possibilitam alcance para extinguir focos de incêndio em líquidos inflamáveis.
A construção do navio levou 22 meses e gerou três mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. O “Mar Limpo II” possui 61,70 metros de comprimento total, 14 metros de boca e cinco metros de calado.
PUBLICIDADE