RIO - A cadeia de fornecedores para a indústria de petróleo continua na trajetória de crescimento no país. A mais nova empresa a conseguir fôlego para acompanhar o avanço do setor é a Pontec Projetos e Montagens, sediada em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, que recebeu aporte de R$ 25 milhões por meio de um Fundo de Investimento em Participações (FIP), valor que pode saltar para R$ 60 milhões nos próximos anos.
A expectativa da companhia, especializada na construção de módulos para plataformas de petróleo, é que a associação com o FIP – representado pelo Escritório Jurídico Jardson Bezerra – possibilite a participação da Pontec em disputas por contratos de valores mais elevados.
O presidente da Pontec, Renato Teixeira de Freitas, lembra que a companhia detém hoje 2% do mercado nacional de construção de módulos para plataformas.
“Com o aporte, ganhamos garantias suficientes para nos habilitar a grandes concorrências e nossa expectativa é ampliar nossa fatia de mercado para 15% em cinco anos”, disse Freitas, em nota.
No mesmo comunicado, Jardson Bezerra, sócio do escritório que representa o FIP, diz que o objetivo do fundo é propiciar a capitalização de empresas com evidente potencial de crescimento, dentro da cadeia produtiva do setor de óleo e gás.
“O pré-sal é um dos grandes propulsores da indústria brasileira e investir em fornecedores deste segmento é estratégico”, frisou.
Outra novidade que será apresentada pela Pontec na Brasil Offshore, feira que acontece em Macaé, no norte fluminense, é a parceria com a empresa finlandesa Oy Shippax, que desenvolveu um novo método de construção para estruturas metálicas e acabamento de interiores de acomodações. A técnica permite erguer e montar a estrutura de forma modular, entregando os módulos já acabados.
O método já foi adaptado para a construção offshore e vai beneficiar a reforma de módulos de plataformas com a redução de custos e mais agilidade, segundo a Pontec.
(Fonte: Valor Econômico/Rafael Rosas)
PUBLICIDADE