Carteira - Estaleiros japoneses crescem 9,4%

As encomendas de navios para exportação aos estaleiros japoneses registraram alta de 9,4% no ano a ano de abril. O setor apresentou crescimento pelo 17º mês consecutivo, segundo dados divulgados pela JSEA (Associação Japonesa de Exportadores de Navios). A associação destacou que os 22 navios encomendados somam 912.142 toneladas. Deste montante, 18 são embarcações tipo bulk e quatro são para carga geral. O crescimento no ano a ano nos últimos três meses foi de 218,5% em janeiro, 35,4% em fevereiro e 10,9% em março.

No Japão, as encomendas para exportações de navios começaram a cair repentinamente em 2008, devido ao declínio econômico provocado pela crise financeira. O crescimento das encomendas no mês de abril é boa notícia para o país, que ainda se esforça para se recuperar dos estragos provocados pelo terremoto e pelo tsunami que acometeram a parte nordeste, no último mês de março. Pequenos estaleiros situados na região foram afetados. Os maiores empreendimentos estão na parte oeste do país e a produção de embarcações não foi prejudicada.

Para o presidente da Associação de Estaleiros do Japão, Takao Motoyama, a economia global está se recuperando e o cenário é otimista. “Com a apreciação do iene, acredito que seremos capazes de assegurar mais encomendas de exportação de navios do que no ano passado”, disse.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira