No dia 1º de maio, o navio porta-contêineres panamenho “Ever Top” deixou a fase I do Porto de Águas Profundas de Shanghai Yangshan após concluir sua operação. Desta vez, além da descarga dos contêineres, também foi descarregado um tanque de CO2 líquido.
Esse tanque de CO2 líquido é proveniente do sistema de captura de carbono instalado a bordo, que recicla e liquefaz o CO2 emitido pelos motores do navio. A descarga do primeiro tanque de CO2 líquido da China marca a formação de um ciclo fechado desde o consumo de combustível até a reciclagem de CO2 para navios oceânicos.
PUBLICIDADE
O Sistema de Captura de Carbono instalado no navio porta-contêineres “Ever Top”, construído há 10 anos, foi desenvolvido, projetado e construído na China, utilizando sistema denominado Tecnologia de Adsorção do Ciclo de Amina Orgânica para separar o CO2 da mistura de gases emitida pelo motor principal.
Atualmente, a frota global ainda é dominada por combustíveis tradicionais e este sistema tem uma perspectiva de mercado promissora.
Em comparação com a construção de novos navios porta-contêineres e a reconstrução dos sistemas de energia dos navios, a instalação de sistemas de captura de carbono é econômico. Segundo informado pelas autoridades chinesas, a taxa de captura de CO2 pode atingir mais de 80%.