MSC

Consultoria em Engenharia portuária avalia impacto do ‘Arco Norte’ na região

Especialistas em engenharia naval, da construção à consultoria de gestão portuária, arquitetura naval e navegação na Amazônia, a Braccon Engenharia projeta um crescimento orgânico pelos próximos três a quatro anos, por conta do aquecimento do mercado ligado à navegação na região Norte.

“O mercado vem aquecido no Norte muito em função da produção de grãos do Arco Norte, uma tendência que deve se manter pelos próximos três a quatro anos. Estamos bem posicionados para aproveitar este momento”, afirma José Claudio Braga da Silva, engenheiro naval e diretor da Braccon Engenharia.

Os portos do Arco Norte demonstraram a potência do modal hidroviário com 11,5 milhões de toneladas de grãos de soja e milho escoados em março, responsáveis por 31,6% do volume total exportado, ante os 27,3% transportados no mesmo mês de 2022, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), divulgados no último dia 9 de abril. Integram o Arco Norte os portos de Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Santana (AP), Barcarena/Vila do Conde (PA), São Luiz (MA) e Salvador (BA).

PUBLICIDADE

MCI


Os portos tradicionais do Arco Sul como Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul, Imbituba, Rio Grande e Vitória, foram responsáveis pelo escoamento de 22,8 milhões de toneladas. De janeiro a março, o total exportado de soja a milho foi de 34,3 milhões de toneladas, com aumento de 3% sobre o mesmo período de 2023.

Foi a partir desse contexto que os players do setor de navegação passaram a olhar para o mercado da região Norte como promissor, avalia José Claudio Braga da Silva, que tem mais de 20 anos de atuação no mercado local. “A vocação do Norte sempre foi a navegação. No entanto, nunca tivemos uma política pública específica. O porto Vila do Conde (PA), por exemplo, está lá há anos operando e ninguém tinha percebido esse potencial, quando aparece como solução para o transporte de grãos, ele passa a chamar a atenção”, afirma.

O Porto de Vila do Conde foi inaugurado pela Companhia Docas do Pará (CDP) em 24 de outubro de 1985. Em fevereiro, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a programação para o arrendamento de três terminais localizados no Porto Organizado de Vila do Conde, em Barcarena, a ser concluído ainda este ano. A medida é uma forma de estimular o desenvolvimento do setor portuário visando o impacto direto no escoamento da safra de grãos, madeira e fertilizantes, por meio do Arco Norte. Além disso, em 2023, o porto foi o primeiro autorizado pela Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China (GACC) e pelo Ministério da Agricultura a exportar milho para o país asiático.

Expertise

Sediada em Manaus (AM), a Braccon Engenharia atua na área de consultoria em engenharia naval e gestão portuária, possui projetos feitos em parcerias com diversos setores econômicos, com destaque para a indústria e grandes empresas de logística. Entre seus principais clientes estão o Superterminais, localizado em Manaus (AM) e o Terminal Portuário Novo Remanso (TPNR), em Itacoatiara (AM).



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira