A Cosco Shipping Bulk, subsidiária da gigante estatal chinesa de transporte marítimo Cosco Shipping, encomendou à Dalian Shipbuilding Industry (DSIC), braço da China State Shipbuilding Corporation (CSSC), a construção de, pelo menos, quatro graneleiros movidos a combustíveis alternativos. Segundo informações divulgadas pela corretora naval grega Intermodal, a Cosco Shipping Bulk reservou espaço para exercer opção de compra de mais 10 graneleiros no estaleiro DSIC, com capacidade de carga de 210.000 toneladas cada uma, para serem entregues a partir de 2028.
De acordo com o informe, a subsidiária da Cosco pagará 77 milhões de dólares por cada unidade, totalizando 308 milhões de dólares pelas quatro. Caso confirme a encomenda de todos os 14 navios, o valor do contrato chegará a 1,08 bilhão de dólares.
PUBLICIDADE
Segundo a Intermodal, todos os graneleiros terão motores que podem ser convertidos para funcionar com amônia e/ou metanol. Com isso, prevê-se que as embarcações sejam capazes de minimizar significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de outros poluentes, incluindo óxidos de nitrogênio e de enxofre e material particulado.
De acordo com dados do final de 2024, a Cosco Shipping Bulk opera atualmente cerca de 500 navios, enquanto sua controladora, a Cosco Shipping, possui frota de mais de 1.500 unidades. Desde dezembro do ano passado, a empresa encomendou, pelo menos, nove navios graneleiros com possibilidade de serem adaptados para operar com amônia e/ou metanol.
No fim de dezembro de 2024, a Cosco Shipping Bulk e a Yangzhou Cosco Shipping Heavy Industry encomendaram três graneleiros de 210.000 toneladas, com opção para mais cinco, que devem ser entregues em 2027 e 2028. Em maio de 2025, a primeira encomendou dois navios desse tipo ao estaleiro Qingdao Beihai Shipbuilding, subsidiária da CSSC. Além disso, em agosto, a Qingdao Beihai foi contratada para construir mais quatro navios preparados para operar com amônia/metanol para a Cosco Shipping Bulk, com entrega prevista para 2027.
Fonte: Offshore Energy
















