Receba notícias em seu email

Navalshore

Custo maior de estaleiro na Inace é do terreno

Hoje, Paulo Haddad e a prefeita se reúnem para tentar, mais uma vez, pôr fim ao impasse do terreno do Promar Ceará
"Construir o estaleiro Promar Ceará na área da Inace (Praia de Iracema) não é difícil. Basta definir o local, calcular a o acréscimo no preço e começar a obra. O investimento US$ 100 milhões seria o mesmo para o projeto no Titanzinho. A diferença seria no valor para deixar o terreno de 100 hectares livre para iniciarmos a obra. Não sei estimar o quanto seria mais caro o terreno na Inace, mas, neste caso, o prazo de entrega da área precisaria ser maior", disse ontem, Paulo Haddad, diretor presidente da PJMR.
Segundo ele, a contrapartida do governo para receber o empreendimento é a entrega do terreno em condições de iniciar a construção do estaleiro. "Em toda grande obra de infraestrutura, o governo é responsável por oferecer a área de instalação", explica.
Hoje, ele será recebido pela prefeita Luizianne Lins para, mais uma vez, tentar chegar ao fim do impasse envolvendo o terreno do Promar Ceará. Até o dia 30 de junho, a PJMR precisa assinar o contrato com a Transpetro para a construção de oito navios gaseiros.
Depois do encontro com a prefeita, Haddad deverá conversar, em data ainda não definida, com o governador Cid Gomes.
Luizianne, até o momento, se posiciona contra a instalação do estaleiro na praia do Titanzinho, alegando os impactos que o equipamento pode trazer para a comunidade local. Ela sugere que o Promar vá para a área da Inace. Já Cid Gomes, que precisa investir para entregar o terreno à empresa, prefere a primeira opção, que é mais viável economicamente, pois uma parte do enrocamento existente será aproveitada e, consequentemente, o custo será menor.
Nos dois locais sugeridos, o empreendimento causará impactos ambientais e sociais, já que as duas áreas estão na orla de uma Cidade com mais de 2,5 milhões de habitantes.
Por outro lado, o estaleiro de médio porte deverá gerar 10 mil empregos diretos e indiretos, desde a fase de sua construção, com potencial de impulsionar a economia local. Nesta questão, prefeita e governador não discordam. Ambos dizem entender a importância do estaleiro para o desenvolvimento do Estado.
Caberá, então, aos chefes dos executivos estadual e municipal chegarem a um acordo para que, até o prazo estabelecido pela Transpetro, haja um terreno adequado para a instalação do Promar Ceará. À medida em que a decisão é protelada, aumenta o interesse de outros estados no estaleiro.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/GUTO CASTRO NETO


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira