MSC

Dax Oil inaugurará refinaria

Os produtores independentes de petróleo localizados na Bahia passarão a contar com uma nova refinaria para entregar seu produto a partir de abril deste ano. Com investimentos de R$ 20 milhões, a Dax Oil, empresa fabricante de solventes, vai entrar na área de refino, com expectativa de processar em média 2,5 mil barris por dia. Segundo um dos sócios do projeto, Cyro Valentini, este volume sequer é produzido atualmente no Recôncavo baiano, apesar de haver capacidade produtiva para isso nos campos exploratórios sob concessão naquela região. "Os investidores nos pequenos campos de produção andaram um pouco desanimados com as dificuldades de venda de seu petróleo e acabaram reduzindo o ritmo. Acreditamos que, com a nossa entrada no mercado, este cenário deve mudar", disse.
Ao lado da refinaria de Manguinhos, localizada no Rio de Janeiro, e da Univen, instalada em Itupeva (SP), a Dax Oil será a terceira refinaria privada existente no Brasil, num mercado praticamente dominado pela Petrobras, com suas 14 unidades. "Não há a menor intenção de chegar perto de uma concorrência, mas agregar valor ao nosso produto e atender à parte do mercado industrial local", disse Valentini.
Segundo ele, dos 2,5 mil barris processados, 50% serão destinados a produzir um resíduo atmosférico, que substitui o óleo combustível nas indústrias. Outros 30% serão usados para fabricar um subproduto entre o querosene e o diesel, também usado na indústria, e ainda serão usados 20% para a fabricação da nafta destinada ao solvente. Hoje a Dax produz em média 1,5 milhão de litros de solvente por dia.
Valentini explica que ainda está negociando o petróleo extraído diretamente com os produtores locais ou mesmo com as associações que representam o setor. Do outro lado, a empresa negocia com as indústrias locais a venda dos seus produtos processados. "Estamos por enquanto limitados à oferta de petróleo, mas tão logo isso cresça, também pretendemos instalar novas torres de processamento e aumentar a unidade", disse.
Além da Dax Oil, o cenário nacional para o segmento dos combustíveis tem estado favorável para novos investimentos na área de refino. Manguinhos está elevando sua produção para acima dos 30 mil barris de óleo processados por dia e a Univen, refinaria administrada pelo grupo Vibrapar, pretende ampliar sua unidade de Itupeva, onde produz 5 mil barris por dia, para 20 mil barris.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Kelly Lima DA AGÊNCIA ESTADO)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira