A Enseada Indústria Naval monta, em seu estaleiro na Bahia, um dos mais altos guindastes do mundo. O superguindaste Goliath está sendo montado na unidade Paraguaçu da Enseada. O estaleiro, localizado às margens do rio Paraguaçu, tem a Sete Brasil como cliente e fabricará para a empresa seis navios-sonda de exploração do petróleo na camada pré-sal.
PUBLICIDADE
Com peças de até 500 toneladas, o Goliath conta com uma equipe diversificada para sua montagem. São 64 profissionais de cinco nacionalidades diferentes, os quais atuam em uma das maiores operações já realizadas no mundo para a montagem de um megaguindaste. A complexidade da montagem consiste no içamento de peças de grande volume em altitudes elevadas.
De acordo com Humberto Rangel, diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da Enseada, as obras estão avançando. “Realizamos a pré-montagem da viga principal e iniciamos a pré-montagem das pernas fixa e móvel. Após esta etapa, verticalizaremos primeiro a perna fixa e, na sequência, a perna móvel. No final, vamos içar a viga principal, utilizando as duas pernas como apoio. Estamos com mais de 30% de avanço no processo de montagem.”
Com uma altura de 150 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares, e 143 metros de comprimento, tamanho de cerca de um quarteirão e meio, o superguindaste Goliath é um pórtico de sete mil toneladas com capacidade para içar cargas de até 1,8 mil toneladas. O equipamento garante maior produtividade ao estaleiro, já que é capaz de montar megablocos, e permitirá erguer, de uma só vez, a torre de perfuração dos navios-sonda. Adquirido da empresa mundial Konecranes Finland Corporate, as peças estão sendo entregues em etapas em diferentes navios oriundos da Finlândia, China e Coreia do Sul. O equipamento estará completamente montado em dezembro, quando iniciará a fase de testes e comissionamento.