Conselho Estadual de Proteção Ambiental aprovou início das obras de  construção do maior empreendimento instalado em Alagoas
 O Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) aprovou nesta  segunda-feira (3), por unanimidade, a licença prévia para o início das  obras de instalação do Estaleiro Eisa, do grupo Sinergy, com  investimentos previstos da ordem de R$ 1,5 bilhão, constituindo-se na  maior obra da história econômica do Estado.
 O encontro, presidido pelo vice-governador José Wanderley Neto, com a  participação de secretários de Estado e conselheiros, discutiu 39 pontos  (condicionantes) do documento da licença prévia elaborada em conjunto  pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Ibama.
 Foram propostas algumas considerações para o ajustamento de questões  relacionadas ao meio ambiente e ao impacto ambiental na área do entorno  da região beneficiada. Ainda foram modificadas questões a respeito da  infraestrutura, como a construção de estradas e melhoria de aeroportos  de cidades como Arapiraca e Penedo.
 Com a licença prévia aprovada, o próximo passo do empreendimento é  impulsionar os primeiros passos do planejamento, como a efetivação do  plano diretor do Eisa, que consistirá na entrega dos projetos  estruturais e ambientais, assim como a operacionalização da logística  para efetivaçao da obra que ofertará, de imediato, a abertura de cerca  de 4,5 mil empregos diretos e 22 mil indiretos em Alagoas.
 Um dos primeiros projetos dentro do cronograma traçado pelo governo de  Alagoas é a implantação da 1ª escola profissionalizante a ser equipada  na cidade de Coruripe voltada para capacitar mão de obra dos  trabalhaores do entorno do empreendimento que ocorrerá nesta sexta-feira  (7), com a visita do secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo,  e dos técnicos do Sistema S, que engloba instituições como Senai, Senac  e Sesi, bem como a entrega da grade curricular já devidamente  autorizada pelo MEC.
 De acordo com José Wanderley Neto, Alagoas deu um passo significativo  para a efetivação de um projeto que vai mudar a cara da economia do  Estado. “Sem dúvida, o Eisa Alagoas mudará o destino de muitos alagoanos  para melhor”, comemorou o vice-governador.
 Outro passo é de que, paralelamente, haverá um acordo de cooperação  técnica entre o IMA e o Ibama para o licenciamento definitivo do  empreendimento. “Vamos entregar esse documento no encontro do governador  Teotonio Vilela com o presidente do Ibama, mas o importante é que  Alagoas venceu”, ressaltou a superintendente do Ibama no Estado, Sandra  Menezes, presente à reunião.
 Ufal e Crea
 Um dos pontos altos da discussão no Cepram foi dado pelo secretário de  Estado e de Meio Ambiente, Alex Gama, ao ressaltar a grande  contruibuição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tanto na  análise dos 39 pontos da licença prévia, como na ampliação do leque das  condicionantes do documento, principalmente pelo engenheiro ambiental e  coordedor do curso de Engenharia Ambiental, Márcio Gomes Barbosa, um dos  técnicos presentes ao encontro.
 A reitora Ana Dayse Dórea envidenciou todos os esforços para que  pudéssemos ampliar a discussão sobre as condicionantes, inclusive  abrindo horizontes para uma compreensão melhor, em função de toda  polêmica surgida no processo do estaleiro.
 “Pela primeira vez, desde que frequento as reuniões do Cepram, vejo uma  aprovação unânime de um parecer. Isso demonstra, pela rigorosidade da  questão, com justiça a tamanha votação. A sociedade é que sai  vencedora”, completou o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente  em Alagoas (IMA), Adriano Augusto de Araújo Jorge.
 Na oportunidade, o presidente do Conselho de Engenharia, Arquitetura e  Agronomia (Crea-AL), Aloísio Ferreira, ressaltou que com aprovação da  licença prévia Alagoas dá mais um passo para que não se condene o Estado  a permanecer como maior usuário e dependente do programa Bolsa Família  do governo federal. “Temos capacidade técnica para tocar esse projeto  que vai mudar a economia dos alagoanos em todo seu conjunto, em todas as  áreas, do trabalhador mais humilde do entorno de Coruripe ao engenheiro  mais gabaritado”, destacou.
Fonte: Gazeta de Alagoas/Ascom
PUBLICIDADE

















