O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, nesta quarta-feira (21), a aprovação de financiamento de R$ 2,3 bilhões com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para a construção de seis PSVs (transporte de suprimentos) no estaleiro Navship, em Navegantes (SC). Segundo o MPor, gestor do fundo setorial, R$ 134 milhões já foram liberados até o momento. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o agente financeiro dessa operação.
O ministério destacou que as embarcações contarão com tecnologia híbrida, com sistemas flexíveis de combustível e soluções de armazenamento de energia, capazes de reduzir emissões e ampliar a eficiência operacional, em alinhamento à agenda de sustentabilidade e transição energética do setor naval. As obras no estaleiro do grupo norte-americano Edison Chouest têm previsão de geração de mais de 1.200 empregos diretos.
PUBLICIDADE
Ao comentar a encomenda das embarcações, o secretário nacional de hidrovias e navegação do MPor, Otto Luiz Burlier, ressaltou a importância da parceria entre o setor público e a iniciativa privada e o papel estratégico do FMM para o desenvolvimento do país. “Este é um exemplo de parceria público-privada. Temos batido recordes na utilização dos recursos do FMM porque o objetivo é gerar emprego, renda e fortalecer uma indústria estratégica”, disse.


















