RIO DE JANEIRO - A divisão de óleo e gás da General Electric (GE) anunciou ontem a assinatura de um contrato de fornecimento com a Petrobras no valor de US$ 160 milhões. A companhia fornecerá turbinas a gás e compressores à subsidiária holandesa da petrolífera, a Petrobras Netherlands BV, que serão utilizados nas plataformas do tipo FPSO (floating production, storage and offloading) P-58 e P-62.
De acordo com a GE, as duas FPSO deverão operar no norte do Campo Parque das Baleias, no Espírito Santo, e no Campo Roncador, na Bacia de Campos (RJ), e somam capacidade de suportar uma produção de 360 mil barris de óleo por dia a partir de 2013, data prevista do início da operação das duas unidades.
Pelo contrato, a GE Oil & Gas fornecerá oito conjuntos geradores compostos de turbinas a gás e doze conjuntos de motocompressores para as duas plataformas. Esses equipamentos serão fabricados em Florença, na Itália, e todos os testes de plena carga e de desempenho serão realizados nos centros de produção da GE também localizados na Europa.
Produção
Enquanto isso, aqui, no Brasil, a Petrobras inicia hoje, no Parque das Baleias, a extração do primeiro óleo da camada pré-sal no Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 quilômetros da cidade de Anchieta (ES). O poço começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd) de petróleo leve e a previsão é que atinja a capacidade máxima de 20 mil bpd ainda este ano.
A produção será iniciada através da FPSO Capixaba, afretada para a Petrobras pela empresa SBM e que operava anteriormente no Campo Golfinho. Para antecipar a produção dos Campos Cachalote e Baleia Franca, a estatal explicou que foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, o que viabilizou a instalação no novo local.
Até o final do ano, está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhão de metros cúbicos de gás natural.
Ainda ontem a Petrobras comunicou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) ter encontrado indícios de gás no BM-ES-5, na Bacia Espírito Santo. O bloco é operado pela estatal em parceria com a americana El Paso, que possui 35% da concessão. O poço está abaixo de uma lâmina de água de 701,5 metros e chegou a 4,6 mil metros de profundidade. A área fica ao norte do Campo Camarupim.
Fonte:DCI/MAURÍCIO GODOI
PUBLICIDADE