Durante encontro na tarde desta sexta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas, o governador Eduardo Campos deve assinar o protocolo de intenções para a implantação de mais dois estaleiros no Complexo Portuário de Suape, sendo um de nacionalidade portuguesa e outro coreana. As duas empresas juntas pretendem investir U$ 490 milhões e gerar mais de 5,2 mil empregos diretos em Pernambuco.
A instalação do empreendimento do grupo português MPG Shipyards deve ocorrer numa área de 33,5 hectares no cluster naval do porto em um período de três anos. Com investimentos de US$ 140 milhões, o MPG irá gerar 1,2 mil empregos diretos com a expectativa de outros seis mil indiretos. A disputa por mercados internacionais é a meta do novo estaleiro.
Já o coreano STX Europe vai investir US$ 350 milhões na unidade que construirá em Suape em até três anos. Embarcações e projetos navais serão o foco do grupo, que possui outros 15 estaleiros espalhados pelo mundo. Numa área de cem hectares, o STX pretende tornar-se um player global nas áreas de navegação e comércio, construção naval e de projetos offshore. Estima-se que abra quatro mil vagas diretas e outras 16 mil indiretas.
Ambos empreendimentos receberão, por parte do Governo do Estado, incentivos fiscais do Prodepe e Prodinp. Com esses dois, serão seis os estaleiros previstos para operar em Suape. Os demais são: Estaleiro Atlântico Sul, Alusa/Galvão, Construcap e Tomé-Schain.
Fonte:PE 360 graus
PUBLICIDADE