Navalshore 2024

Governo de Pernambuco lança licitação para construção de terminal no Porto de Recife

O Governo de Pernambuco publicou na terça-feira (3) no Diário Oficial do Estado a abertura de licitação para a construção do Terminal de Passageiros (TMP) do Porto de Recife. O edital estará disponível a partir do dia 6 de agosto no site do Porto.

O TMP é considerado uma das principais obras previstas para a realização de jogos da Copa 2014 na capital pernambucana. Orçado em aproximadamente R$ 19 milhões, o projeto consiste na reestruturação do interior do armazém 7 e na construção da "Sala Pernambuco", que funcionará como terminal de entrada e saída de passageiros. A área total do projeto é de 7.900 m², sendo 4.700 m² do armazém e 3.200 m² da Sala Pernambuco.
Segundo Moisés Andrade, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto de autoria do escritório Andrade&Raposo, o armazém 7, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), não poderá ter suas paredes e teto modificados. Por isso, será construída uma estrutura de concreto acoplada às paredes do armazém, que receberá um espaço amplo para o trânsito de passageiros e para a instalação dos escritórios alfandegários, como a Receita Federal e a Polícia Federal. Além disso, o armazém conta com a sala do Memorial do Porto, onde ficam guardados documentos e objetos históricos do porto.
Uma ponte conecta o armazém à Sala Pernambuco, por onde entrarão cerca de 70 a 80 mil passageiros por ano. Segundo Andrade, o projeto arquitetônico da sala consiste em deixá-la parecida com um barco de papel, através de uma cortina metálica com estrutura tubular que lembra as velas de um barco. "Quem chega ao porto para embarcar, só tem olhos para o navio. Quem chega em terra, só tem olhos para a cidade", diz o arquiteto. "A intenção é que também se olhe para o porto", completa. A sala terá uma estrutura de concreto e será revestida com cortinas de veneziana, a fim de diminuir a temperatura no edifício.

O projeto, que deve ser finalizado em 12 meses após o início das obras, faz parte do Programa de Investimentos no Porto do Recife para a Copa de 2014, que prevê também a revitalização de seu entorno. Após o final das obras, o porto poderá receber três navios simultaneamente.

Fonte: piniweb/Mauricio Lima



PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira