Governo está disposto a votar pré-sal antes do recesso

BRASÍLIA – Apesar do calendário apertado, o governo está disposto a votar o pré-sal na Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar, que começa no dia 17 de julho.
Na prática, haverá apenas duas semanas para análise da proposta. É que a semana que vem tem o dia de São João (24), com diversas festas juninas às quais comparecem muitos deputados, e a última semana de trabalhos será dedicada à votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.
“Esse período é sempre esvaziado. E temos um problema adicional, que é a Copa do Mundo. Além da eleição”, disse o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Vaccarezza defendeu a discussão de um projeto que proíba a votação de matérias polêmicas seis meses antes das eleições, para evitar votações de caráter eleitoreiro. Segundo ele, propostas financeiras, tributárias, propostas de emenda à Constituição (PECs) e marcos regulatórios devem ficar de fora.
Por isso, admitiu que a votação do marco regulatório do pré-sal será feita com dificuldades. “Vamos ter de engolir alguma coisa que não queremos”, afirmou o líder, dizendo que a proposta aprovada pelo Senado de destinar 50% dos recursos do fundo social do pré-sal à educação terá de ser analisada. “Vamos estudar como será feito isso, se vamos derrubar, ou aprovar”, disse ele.
Outro ponto relacionado ao pré-sal, já aprovado pelo Senado e que será discutido na Câmara, é a emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que destina os recursos da exploração do petróleo a estados e municípios produtores e não produtores, com base no Fundo de Participação dos Municípios. A emenda ainda determina que a União compense as perdas que os estados produtores, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, terão com a nova proposta.

Fonte: DCI/Agência Brasil

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira