A empresa francesa GTT recebeu, no final de junho, encomenda do estaleiro coreano Samsung Heavy Industries (SHI) para desenvolver projeto de tanque de combustível para cinco grandes navios porta-contêineres movidos a GNL, capazes de transportar 15 TEUs contêineres cada. O contrato é para o armador Seaspan, maior proprietário e operador independente de navios porta-contêineres do mundo A empresa é subsidiária integral da Atlas Corp e da israelense ZIM.
As entregas dos navios estão programadas para ocorrer entre o terceiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024.
PUBLICIDADE
O tanque de combustível de cada embarcação terá capacidade de 12.000 m3 e será equipado com sistema de contenção de membrana Mark III. Esses tanques incluirão recursos exclusivos para facilitar uma conversão potencial dessas embarcações em amônia.
O tanque será adaptado para compatibilidade com amônia, oferecendo tanto à Seaspan quanto à ZIM maior flexibilidade operacional em caso de mudanças nas regulamentações ambientais.
Além dos serviços de engenharia e assistência técnica, a GTT ajudará a Seaspan em todas as etapas de seu primeiro projeto alimentado a GNL: comissionamento do tanque de GNL, primeiras operações de abastecimento de GNL, bem como outras operações específicas de GNL e manutenção das embarcações.
As embarcações também serão equipadas com plataforma digital GTT para monitorar e otimizar o desempenho operacional e a pegada ambiental.