A armadora alemã Hapag-Lloyd batizou, nesta terça-feira (28), no Porto Jade Weser, em Wilhelmshaven, na Alemanha, o porta-contêineres Wilhelmshaven Express, o 12º da classe Hamburg Express, de embarcações de última geração que podem ser movidos com GNL ou biometano. Com 399 metros de comprimento e capacidade para 23.660 TEU, o navio será usado em uma linha entre o Norte da Europa e a Ásia.
As unidades da classe Hamburg Express foram construídas no estaleiro Hanwha Ocean, na Coreia do Sul, e receberam investimento de US$ 2 bilhões da armadora. Cada navio está equipado com tecnologia de ponta para reduzir as emissões de CO₂ em até 25% em comparação com os projetos convencionais.
PUBLICIDADE
A empresa anunciou que seu próximo programa de navios de última geração prevê a construção de 24 unidades, 12 com capacidade para transportar 16.800 TEU cada um e os outros 12 navios, para 9.200 TEU cada. Todos serão equipados com motores bicombustíveis, movidos a gás liquefeito de alta pressão e baixa emissão. Além disso, poderão ser operados com biometano, o que pode reduzir em 95% as emissões de CO2. A Hapag-Lloyd informou que as embarcações serão entregues em 2027, 2028 e 2029.

















