MSC

Impasse do estaleiro perto de um fim

A Praia do Titanzinho é local defendido pelo Governo do Estado para a instalação do empreendimento no Ceará, mas a Prefeitura de Fortaleza quer outra opção (Foto: Dário Gabriel)
O impasse em torno da estaleiro Promar Ceará começa a se encaminhar para um fim. A prefeita Luizianne Lins (PT) e o presidente da empresa PJMR, Paulo Haddad, devem se reunir na sexta-feira ou no início da próxima semana para mais uma vez discutir a possibilidade de instalação do projeto.
O POVO apurou que a conversa entre a prefeita e Haddad antecede um encontro decisivo. Depois do encontro, o caso deve chegar ao fim com uma reunião envolvendo Luizianne e o governador Cid Gomes (PSB). A PJMR deve ter nesta ocasião uma resposta final sobre a possibilidade de instalar o projeto no Ceará ou, pelo menos, ter uma sinalização de que foram esgotadas as chances de o Estado ser viável para o estaleiro.
A Prefeitura confirma a previsão de uma reunião entre Paulo Haddad e Luizianne Lins na sexta-feira ou início da próxima semana. A prefeita está em Nova Iorque participando de um evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e retorna amanhã.
Paulo Haddad, ainda na noite de ontem, telefonou para uma das assessoras de Luizianne, a jornalista Lana Roriz, a fim de confirmar a data. A assessora informou ao O POVO que, às 19 horas, ainda não tinha conseguido contato com a prefeita, mas reiterou que a reunião já estava pré-acordada.
Luizianne e Haddad tiveram um encontro rápido há duas semanas, no Paço Municipal. A prefeita teve que deixar o encontro após meia hora, em virtude da visita da ex-ministra Dilma Rousseff a Fortaleza. Desde então, um novo encontro entre ambos está previsto.
A PJMR reitera o interesse de instalar o estaleiro no Ceará. A empresa tem até 30 de junho para mostrar à Transpetro a posse do terreno e a licença para o executar o projeto, mas o impasse sobre o local persiste.
O POVO apurou ainda que outros estados mostram interesse em levar o projeto. Uma fonte ligada ao projeto explicou à reportagem que, caso o estaleiro não seja viabilizado no Ceará, está descartada a construção do empreendimento em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nestes locais já existem empreendimentos ligados à PJMR.
Estados como Alagoas, Espírito Santo, Bahia, Pará e Piauí são as possibilidades para um possível deslocamento do Promar.
O Governo de Alagoas, inclusive, confirmou interesse, conforme O POVO antecipou há sete dias.
EMAIS
- O empresário Paulo Haddad confirmou que a próxima reunião, na sexta-feira ou início da próxima semana, deve envolver PJMR e Prefeitura de Fortaleza, sem o Governo do Estado.
- Disse ainda que, embora a PJMR queira fazer o estaleiro no Ceará e admita a existência de um impasse, a empresa não vai perder o prazo da Transpetro. Segundo ele, ``qualquer estado`` tem interesse no projeto.
- O secretário Luciano Feijão disse que a Prefeitura de Fortaleza busca verba para o projeto Aldeia da Praia. via Corporação Andina de Fomento (CAF) - um financiadores do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) - ou sua inserção no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).


Fonte: O Povo (CE)/Diego Lage

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira