A Índia criará um fundo de desenvolvimento marítimo de 250 bilhões de rúpias (US$ 2,9 bilhões) para financiar a indústria de construção e reparo naval, anunciou a ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman. O governo contribuirá com 49% do fundo e mobilizará o restante junto a portos e ao setor privado. A iniciativa faz parte do esforço do primeiro-ministro Narendra Modi para transformar a Índia em um centro manufatureiro global até 2047.
Além disso, o governo planeja criar uma nova empresa de transporte com participação de refinarias de petróleo e da Shipping Corp of India para expandir a frota do país e reduzir a dependência de transportadoras estrangeiras. Após o anúncio do orçamento, as ações da Shipping Corp subiram 3,8%.
PUBLICIDADE
A Índia também investirá em clusters de construção naval para ampliar a capacidade e diversidade da frota, incluindo infraestrutura, qualificação profissional e avanços tecnológicos. Para incentivar o desmonte de embarcações antigas e a construção de novos navios, serão emitidas notas de crédito para desmanche de embarcações em estaleiros indianos. Além disso, o governo estenderá por 10 anos a isenção do imposto de importação sobre insumos necessários para construção e desmantelamento naval.