A Jan De Nul contratou a construção de um navio lança-cabos extragrande (CLV) no estaleiro chinês CMHI Haimen. A capacidade de transporte de cabos será de 28 mil toneladas, considerada atualmente a maior do mundo.
Batizado de "Fleeming Jenkin", o CLV será equipado com três carrosséis de cabos, dois montados sobre e o terceiro abaixo do convés, e um grande porão para cabos de fibra óptica.
PUBLICIDADE
A embarcação será movida por motores que podem funcionar com biocombustível e metanol verde. Uma usina híbrida a bordo contribuirá para a redução das emissões de CO2.
De acordo com a Jan De Nul, a embarcação DP2 será equipada com um sistema de filtro de exaustão duplo altamente avançado que remove até 99% das nanopartículas das emissões. O equipamento é baseado em um filtro de partículas diesel (DPF) e um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) para remoção de NOx.
O "Fleeming Jenkin" foi projetado para instalar cabos em águas ultraprofundas de até 3.000 metros. No convés de popa é equipado com rampa e roda passa-cabos.
A embarcação tem o nome de Henry Charles Fleeming Jenkin (1833-1885), nascido na Inglaterra e professor de Engenharia na Universidade de Edimburgo, pioneiro na instalação de cabos offshore.
Ele se juntará à frota Jan De Nul em 2026, atualmente composta por dois navios de instalação auto-elevadores, três navios de instalação de guindastes flutuantes, cinco navios de instalação em rocha e dois navios polivalentes.