Ecobrasil

Jornal britânico destaca retomada da indústria naval brasileira

Brasil lançará ao mar primeiro navio produzido no país depois de 13 anos
Indústria naval lança 1º navio em 13 anos
O jornal britânico Financial Times destacou na edição desta quinta-feira (6) o ressurgimento da indústria naval brasileira. A publicação ressalta que o Brasil volta a construir navios de grande porte em seus estaleiros, o que não acontecia desde 1987, e a necessidade de o país incrementar sua frota naval por causa da exploração de petróleo da camada Pré-sal.
O periódico informa que “a administração Lula entregou à Petrobras a meta de usar, ao menos, 70% de materiais, mão de obra e tecnologia nacionais para suas necessidades marítimas”.
O jornal informa ainda que, para fazer a expansão no setor, os estaleiros, que também constroem plataformas de exploração de petróleo da Petrobras, tiveram como base um novo fundo para a Marinha Mercante, com contribuições em dinheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O plano, segundo o Financial Times, seria retomar a indústria naval brasileira, que já foi a segunda do mundo na década de 1970.
De acordo com o jornal, nos anos 2000, o setor possuía 200 trabalhadores. Agora, eles são 45 mil. O Financial Times cita uma declaração do presidente da Transpetro (empresa subsidiária da Petrobras), segundo a qual “no Brasil, nós não temos a escolha de ter ou não navios. Temos a escolha de querer ou não que eles sejam nossos”.
Segundo a reportagem, "em 2008 a Transpetro gastou R$ 29,6 bilhões (US$ 16 bilhões) em investimentos marítimos e espera ter superado esse valor em 2009”.
Após 13 anos, o Brasil vai lançar ao mar na sexta-feira (7) a primeira embarcação de grande porte construída no país. O navio poderá transportar até um milhão de barris de petróleo. O último navio produzido em território nacional foi o Livramento, cuja construção foi encomendada em 1987 e levou dez anos para ser concluída.

Fonte: R7

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira