O Conselho de administração da Kongsberg Gruppen ASA vai dividir suas atividades em duas empresas independentes: a Kongsberg Maritime e outra formada pela Kongsberg Defence & Aerospace e a Kongsberg Discovery. O anúncio da divisão foi feito, nesta quinta-feira (30), em coletiva de imprensa virtual a partir de Oslo, na Noruega, onde fica a sede do grupo.
A justificativa para a cisão seria aproveitar as potencialidades de cada setor focando em segurança e sustentabilidade que, de acordo com a direção do grupo, têm tendência de crescimento acentuado para os próximos anos. Além disso, o conselho de administração informou acreditar que negócios especializados serão os mais adequados para aproveitar as vantagens de cada segmento.
PUBLICIDADE
A Kongsberg Maritime propôs ser listada em bolsa de valores como uma empresa independente de tecnologia marítima. Já a Kongsberg Defence & Aerospace e a Kongsberg Discovery serão consolidadas em uma única, focada em tecnologia e defesa. “Separadas, as empresas obterão melhores oportunidades de atuação e capacidade de execução em seus respectivos mercados”, justificou Eivind Reiten, presidente do conselho de administração da Kongsberg Gruppen ASA.
O grupo triplicou suas receitas operacionais desde 2016 e tem atualmente 15.000 empregados e que mantém carteira de pedidos historicamente alta. O número de funcionários, a receita e os resultados estão distribuídos de forma relativamente uniforme entre as duas empresas. Mas, de acordo com avaliação do conselho, é que cada uma delas atingiu porte e solidez financeira que lhes permitem operar de forma independente.
Geir Håøy, presidente e CEO da Kongsberg Gruppen ASA, explicou que as empresas operam em diferentes mercados internacionais que estão passando por mudanças e impõem diferentes exigências aos modelos de negócios. Ele disse que a Kongsberg Maritime ocupa posição de liderança tecnológica e oferece produtos e soluções integradas em ampla gama de segmentos, de embarcações offshore à frota mercante e ao segmento naval. Já a Kongsberg é uma companhia consolidada de tecnologia e defesa, que atende às necessidades críticas em defesa, segurança e vigilância, para aplicações civis e militares.
Com a divisão, as ações das duas empresas serão listadas separadas na bolsa de valores de Oslo. As ações da nova controladora da Kongsberg Maritime serão emitidas diretamente aos acionistas da Kongsberg, sem necessidade de captação de novos recursos ou venda de ações existentes. Após a listagem, as estruturas acionárias serão semelhantes, e cada acionista receberá uma ação da Maritime para cada ação da Kongsberg.
A proposta foi aprovada pelo Ministério do Comércio, Indústria e Pesca da Noruega, e a participação estatal no grupo não sofrerá alterações em decorrência da cisão. A conclusão do processo e o início da negociação das ações da Kongsberg Maritime estão previstos para o segundo trimestre de 2026.

















