Lideranças querem diálogo

Segundo o Plano Diretor de Fortaleza, o Titanzinho é Zona de Proteção Ambiental, inviabilizando o estaleiro
Diante da afirmação do secretário de infraestrutura do Município, Luciano Feijão, de que a Praia do Titanzinho é uma Zona de Proteção Ambiental e que por isso não comporta a edificação de nenhuma estrutura no local, como o Estaleiro Promar Ceará, lideres classistas voltam a se pronunciar favoráveis ao empreendimento e não acreditam que este seja um entrave para a sua construção naquela área. Embora para que isto se concretize haja a necessidade de alteração do Plano Diretor da Cidade, para eles, com entendimento e vontade política a questão pode ser contornada e o Estado pode, finalmente, ganhar o tão debatido projeto.
"Havendo vontade política essa discussão pode ser perfeitamente resolvida. Tudo que é de interesse geral é possível de ser aprovado. O Plano Diretor de Fortaleza levou dez anos para ser finalizado, mas se houver vontade política é perfeitamente possível que ele seja alterado em cinco ou seis meses, mediante, é claro, estudo de impacto ambiental na Praia do Titanzinho, que justifique a alteração", argumenta o superintendente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Fernando Ribeiro de Melo Nunes.
Na sua opinião, tanta a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, como o governador do Estado, Cid Gomes, terão sensibilidade suficiente para enxergar os aspectos econômicos e sociais que envolvem a construção do estaleiro no Titanzinho, para entrar em um acordo. "Negar a validade de um projeto como o do estaleiro é negar a realidade do Estado, de que ele precisa de emprego e de crescimento", reforça, Nunes. "Existe um fato novo que é o projeto da Prefeitura para região. O Estaleiro não tem estudo de impacto ambiental, então resta saber se a proposta do Município tem. Assim, tão logo tomemos mais detalhes de ambos os projetos, com certeza eles serão objeto de debate no Crea", emenda.
Disposição para dialogar
Segundo o vereador Acrísio Sena, líder da Prefeita na Câmara, Luizianne Lins tem disposição para o diálogo e está aguardando que o governador a procure para que possam debater sobre o que se pensa para orla marítima de Fortaleza. "A Prefeitura apresentou a sua proposta para o Titanzinho e não dá para compatibilizá-la com o estaleiro. Além disso, não é a Prefeitura que está inviabilizando o projeto, mas o Plano Diretor, que foi deliberado em congresso com a presença de mais de 700 pessoas e a aprovação de vários representantes da sociedade. Estamos apenas seguindo à risca o que determina o Plano", afirma.
Enquete
O leitor pode opinar, aqui na nossa página, dizendo se conhece, ou não, o projeto do estaleiro que o governo quer criar no Titanzinho.
Frases dos leitores
"Fortaleza é densamente povoada e não possui áreas livres para implantação de um estaleiro. Melhor seria no Pecém"
Francine da Silveira
"É uma vergonha a Prefeitura informar que tem um projeto com data de 2005 e nunca ter feito nada naquela área"
Roberto Charles
"É lamentável justificar essa briga política baseada em um projeto que já tem cinco anos! Ficará pronto somente em 3014!"
Cláudio Cézar
"Luciano Feijão deu show de bola com muita propriedade. Tudo o que se vinha planejando me parece que foi exposto"
Paulo Garcia
"Todos sabem que esse projeto (Aldeia da Praia) não existia e foi feito de última hora só para impedir o estaleiro"
Paulo Cézar A. Gurgel
"É preciso superar a mentalidade pobre, visão vesga, vaidade e mania de ser do contra para que Estado se desenvolva"
Maurício Cruz
O que eles pensam
Entraves podem ser contornados
"Acredito que todos podem se entender e contornar os entraves. A prefeita Luizianne e o governador Cid vão se sentar para resolver a questão e verão que não tem problema. O que não se pode é perder um investimento desse tamanho para o Estado. A Prefeitura não vai querer perdê-lo assim como os empregos. Até porque existe um decreto que diz que ao se tirar a tancagem dali, metade da área fica destinada à indústria, desde que não seja poluente."
Francisco Lima Matos, Diretor de Ciência e Tecnologia da FIEC
"O Ceará já devia ter um estaleiro desse porte há muito tempo. Há um forte viés político por trás dessa questão, mas espero que haja a possibilidade de entendimento entre a Prefeitura e o Estado para chegar a um acordo e que ideologias ultrapassadas, que procuram inviabilizar o Ceará deixem de existir. É um equipamento importante para um estado pobre. Os habitantes do Titanzinho merecem ser contemplados."(Fonte: Di´[ario do Nordeste(CE)/MIGUEL PORTELA)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira