Receba notícias em seu email

Navalshore

Lula comemora números do emprego e diz que indústria naval voltou ao patamar de 1970

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (21), que os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a cidade de Porto Alegre atingiu o pleno emprego e que os números de desemprego do resto do país são "baixos para os padrões sulamericanos. Em agosto a gente tinha 6,7% [de desempregados] o que eu já acho muito baixo para os padrões sulamericanos - agora caiu para 6,2%. Em Porto Alegre, caiu de 4,6% para 4,1%. [Esse número] em qualquer lugar do mundo é considerado pleno emprego", afirmou o presidente.

Lula falou com os jornalistas após cerimônia de inauguração do Polo Naval de Rio Grande (RS). Segundo ele, a indústria naval brasileira está recuperada das perdas que sofreu desde a década de 1970 e que os investimentos no setor devem continuar crescendo.

“Eu acho que muita gente não acreditou no Brasil. A indústria naval brasileira em 1970 tinha 50 mil trabalhadores. Em 2002 quando eu estava disputando as eleições, ela tinha 1,9 mil trabalhadores e hoje ela já está com 50 mil outra vez. Naquele tempo se dizia que o Brasil não tinha condição de fazer plataformas e sondas e hoje nós estamos mostrando que a gente consegue fazer até mais coisas do que imaginava que podia fazer. Agora não vai parar mais de crescer a indústria naval”, afirmou o presidente.

Lula disse que no seu governo tem sido investido R$ 1 bilhão por mês só na área de transportes. O presidente afirmou ainda que a orientação do governo e da Petrobras é que os trabalhadores contratados para as obras da empresa sejam do local onde o investimento está acontecendo. “A orientação nossa é que a maioria das pessoas contratadas sejam da região, porque nós queremos fazer crescer cada região. Por isso estamos fazendo investimentos na educação, porque nós sabemos que vamos precisar de mão de obra altamente qualificada”, completou Lula.

O presidente falou também sobre a política de recuperação do salário mínimo e negou que os aposentados tenham tido prejuízos durante o seu governo. Segundo Lula, os reajustes de aposentadorias dos últimos oito anos nunca foram menores que a inflação e em muitos momentos foram superiores a ela.

“É claro que tem que ver isso com muita atenção porque a previdência é dos próprios trabalhadores, ela não pode quebrar. Ela tem que se manter equilibrada e na medida que vai gerando mais emprego, mais arrecadação da previdência, você vai recuperando também os prejuízos que os aposentados tiveram ao longo da história do país”.

Lula segue para a cidade de Pelotas (RS), onde irá inaugurar, ainda hoje, novas instalações no campus da universidade federal local.

Fonte: Diário de Pernambuco






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira