Receba notícias em seu email

MSC

Marinha assina com estaleiro indiano acordo para manutenção de submarinos

A Marinha do Brasil (MB) assinou, na última terça-feira (9), um memorando de entendimento (MoU) com o estaleiro indiano Mazagon Dock Shipbuilders para manutenção dos submarinos da classe Scorpène. Segundo a força naval, o objetivo é garantir a eficiência durante todo o ciclo de vida dos submarinos da classe Riachuelo e que estejam sempre disponíveis para operações de patrulhamento na costa brasileira.

O acordo prevê a otimização de processos de manutenção, o intercâmbio de conhecimento, a capacitação de pessoal brasileiro e o desenvolvimento conjunto de tecnologias. Um dos objetivos, explicou a Marinha, é reduzir a dependência externa e aumentar a capacidade do Brasil no domínio de áreas da engenharia naval consideradas estratégicas.


PUBLICIDADE



Os submarinos da classe Riachuelo são equipados com sensores modernos e armamentos de última geração. A construção das embarcações faz parte do Programa Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha do Brasil, cujo primeiro deles, o submarino Riachuelo, foi incorporado ao setor operativo da força naval em 2022.

O estaleiro Mazagon Dock Shipbuilders é especializado na construção de navios comerciais e militares, incluindo submarinos, para vários segmentos de atividades, de barcos pesqueiros a multipropósitos, além de estruturas para exploração de óleo e gás offshore. Segundo a empresa, desde sua criação, em 1960, já foram construídas mais de 800 embarcações em suas instalações.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira