A Marinha do Brasil (MB) assinou, na última terça-feira (9), um memorando de entendimento (MoU) com o estaleiro indiano Mazagon Dock Shipbuilders para manutenção dos submarinos da classe Scorpène. Segundo a força naval, o objetivo é garantir a eficiência durante todo o ciclo de vida dos submarinos da classe Riachuelo e que estejam sempre disponíveis para operações de patrulhamento na costa brasileira.
O acordo prevê a otimização de processos de manutenção, o intercâmbio de conhecimento, a capacitação de pessoal brasileiro e o desenvolvimento conjunto de tecnologias. Um dos objetivos, explicou a Marinha, é reduzir a dependência externa e aumentar a capacidade do Brasil no domínio de áreas da engenharia naval consideradas estratégicas.
PUBLICIDADE
Os submarinos da classe Riachuelo são equipados com sensores modernos e armamentos de última geração. A construção das embarcações faz parte do Programa Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha do Brasil, cujo primeiro deles, o submarino Riachuelo, foi incorporado ao setor operativo da força naval em 2022.
O estaleiro Mazagon Dock Shipbuilders é especializado na construção de navios comerciais e militares, incluindo submarinos, para vários segmentos de atividades, de barcos pesqueiros a multipropósitos, além de estruturas para exploração de óleo e gás offshore. Segundo a empresa, desde sua criação, em 1960, já foram construídas mais de 800 embarcações em suas instalações.

















