Representantes da Marinha do Brasil e de entidades ligadas à indústria, ao comércio e à pesquisa lançaram, no fim de setembro, em Manaus (AM), um projeto para criação do Cluster Naval do Amazonas. A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento econômico, tecnológico e social da região amazônica, com ênfase no fortalecimento da indústria naval.
Na cerimônia de lançamento, o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante João Alberto de Araujo Lampert, lembrou que e estado do Amazonas é o segundo maior polo industrial do Brasil e disse que o objetivo, com a criação do cluster, é repetir o modelo que deu certo em outras partes do país e em outros países. “Aqui na Amazônia vai ser de grande relevância, pois a vida nessa região depende principalmente da navegação e dos rios”, afirmou.
PUBLICIDADE
O presidente executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Lúcio Flávio Morais de Oliveira, informou que a entidade participa do processo de criação e desenvolvimento do Cluster Naval do Amazonas e é uma das que assinaram o protocolo de intenções para o lançamento da iniciativa. “Nossa participação reforça o compromisso do setor industrial amazonense com o fortalecimento da indústria naval, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.
Segundo Oliveira, como representante da indústria da região, o Cieam trabalha para articular as demandas e potencialidades das empresas. O objetivo, explicou, é levar à integração entre o setor produtivo, o meio acadêmico e as instituições públicas envolvidas no projeto para instalação do cluster naval.