A Marinha do Brasil, a sociedade de propósito específico (SPE) Águas Azuis e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) lançaram, nesta sexta-feira (8), a fragata Jerônimo de Albuquerque. A fragata é a segunda unidade lançada da classe Tamandaré e tem previsão de entrar em operação em janeiro de 2027. A cerimônia foi reaizada no TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, em Santa Catarina. A madrinha foi Lu Alckmin, esposa do vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
A fragata Tamandaré, primeira unidade do programa e que dá nome à classe, foi lançada em agosto de 2024 e está atualmente em dique sendo preparada para os testes de mar. A Marinha prevê a construção de mais quatro embarcações do mesmo tipo. Os barcos contarão com deslocamento aproximado de 3.500 toneladas e serão dotadas de convoo, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos de última geração.
PUBLICIDADE
A embarcação lançada nesta sexta-feira começou a ser construída em novembro de 2023 e recebeu o nome de Jerônimo de Albuquerque em homenagem ao primeiro comandante de uma frota naval da Marinha nascido no Brasil. Ela será usada, na Amazônia Azul, no monitoramento e combate a ações de poluição, pirataria e pesca ilegal, entre outras ameaças. Poderá participar ainda de ações em cooperação com outras marinhas, como em operações de busca e resgate no mar.