A Paraíba foi o estado escolhido pela McQuilling Services LLC para instalar seu estaleiro de reparos. O investimento previsto para a construção da Empresa de Docagens Pedra do Ingá (EDPI) é de R$ 1,9 bilhão. Este será, segundo a companhia, o maior estaleiro de reparos e docagens de navios do hemisfério Sul e comparável às maiores instalações do gênero no mundo. A unidade, que será instalada no município de Lucena, deve gerar 1.500 empregos diretos e outros 4.500 postos de trabalho indiretos.
Conforme a Revista Portos e Navios adiantou em sua edição de dezembro na reportagem "Diques insuficientes", até outubro do ano passado, a McQuilling Services LLC estudava a implantação do estaleiro no estado do Paraná. Porém, à medida que se avançou no estudo das condições ambientais envolvidas, foi constatado que o prazo para viabilização da unidade nos moldes que vinha sendo tratado pelos empreendedores seria muito longo e, a partir daí, se retomou a busca por outras opções de localização. O protocolo de intenções foi assinado com o governo da Paraíba no último dia 12 de dezembro.
PUBLICIDADE
O início da operação plena do estaleiro está previsto para 2017. “Estaremos desde já iniciando o projeto para instalação, cuidando de todos critérios estruturantes e ambientais para termos pleno sucesso no empreendimento. Para chegarmos à funcionalidade plena, levaremos 36 meses, gerando emprego para os paraibanos desde a construção até o funcionamento do estaleiro”, destaca o representante do grupo de investidores McQuilling Services LLC, Celso Souza.
De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio, o empreendimento é o de maior projeção no estado pelo valor de investimento e pelo surgimento de uma nova matriz de desenvolvimento. “É um projeto de valores e localização que colocam a Paraíba como referência para as embarcações que transitam pelo Atlântico e precisam, a cada cinco anos, fazer revisões e reparos”, comentou o secretário.
O estaleiro contará com cais de 2,3 mil metros, duas docas, um hidrolift para pequenas e médias embarcações de 10 mil toneladas, além de dois diques secos capazes de receber navios de grande porte como Valemax e VLCCs. A área total da instalação será da ordem de 800 mil metros quadrados, das quais 600 mil serão de área seca e os outros 200 mil metros quadrados de área projetada sobre a água.
Com informações do Governo da Paraíba