MSC

Mecanismo de segurança de plataforma da BP sofreu danos antes de vazamento

Companhia responsável pela manutenção teria confiado em um segundo mecanismo, de mesma função, em vez de reparar a avaria
Um mecanismo de segurança da plataforma Deepwater Horizon da companhia petrolífera British Petroleum (BP) sofreu avarias semanas antes do acidente no Golfo do México, declarou à BBC um funcionário da empresa.
Segundo Toryne Benton, a avaria não foi reparada, mas a companhia proprietária da plataforma - a Transocean, responsável pela manutenção - decidiu confiar tudo a um segundo mecanismo do mesmo tipo. A Transocean declarou então que tinha provado com sucesso o primeiro mecanismo antes de acontecer o vazamento de petróleo.
No dia 20 de abril, quando a plataforma explodiu, o mecanismo, cuja função era justamente impedir uma explosão desse tipo, falhou. O Blowout Preventer, um sistema de controle para evitar explosões, é dotado de grandes tesouras que devem cortar e selar o encanamento central do poço.
- Detectamos um falha (no sistema de controle) e informamos à empresa. Têm uma sala de controle de onde podem desligar esse mecanismo e ativar o de substituição para não parar a produção - explicou o trabalhador.
Segundo o professor Tad Patzek, especialista em petróleo da Universidade do Texas, "isso é inaceitável. Se o mecanismo para evitar explosões não funciona como é devido, é preciso regulá-lo". O trabalhador assegurou que tinha avisado imediatamente sobre a falha por e-mail tanto à BP como à Transocean.
Reparar o mecanismo de controle teria significado suspender provisoriamente as operações de perfuração em um momento no qual a BP gastava meio milhão de dólares por dia para operar o poço.

Fonte: Zero Hora/EFE

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira