Receba notícias em seu email

MSC

MSC encomenda mais 10 navios de 10.300 TEUs movidos a GNL

A Mediterranean Shipping Company (MSC) celebrou novo contrato de construção naval avaliado em mais de US$ 1 bilhão para mais dez porta-contêineres. A empresa também está aprofundando seu investimento de longo prazo em gás natural liquefeito (GNL). Outras companhias, como a Maersk e a CMA CGM, têm optado pelo metanol como o combustível alternativo transitório.

O Zhoushan Changhong International Shipyard, estaleiro chinês, relata um pedido para 10 novos porta-contêineres movidos a GNL para a China International Marine Containers (CIMC) e operados pela MSC. O pedido mais recente é para uma embarcação versátil de médio porte com capacidade de 10.300 TEUs, incluindo 1,9 mil contêineres reefers.


PUBLICIDADE



O pedido também expande a carteira de pedidos movidos a GNL da MSC. A companhia recebeu seu primeiro navio de GNL bicombustível, o "MSC Washington", em março de 2022, com analistas na época calculando que a empresa tinha um total de 30 navios movidos a GNL encomendados. Cálculos recentes dizem que esse número dobrou.

O estaleiro, que também recebeu um pedido de 10 navios movidos a GNL da MSC no início de 2023 com capacidade de 11.500 TEUs, destaca que as novas embarcações ficarão cerca de 50% abaixo da linha de base de emissões da Fase III da IMO.

O projeto dos novos navios, assim como o pedido anterior, está sendo desenvolvido pelo CIMC Ocean Engineering Design & Research Institute. Os navios, com a configuração para GNL, serão adaptáveis para o futuro uso potencial de amônia ou metanol como combustível primário.

A MSC, que ultrapassou a Maersk como a maior armadora do mundo no início de 2022, dispõe agora de 5,2 milhões TEUs de capacidade. A MSC também continua comprando navios de segunda mão, bem como expandindo sua carteira de encomendas. A Alphaliner calcula que a carteira total de pedidos do MSC seja de 126 navios com capacidade para mais de 1,55 milhão de TEUs.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira