O navio João Cândido, produzido no estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, foi o primeiro navio do tipo suezmax a realizar viagem até o Chile com a operação de exportação de petróleo vindo do pré-sal. A embarcação foi entregue à Transpetro para a modernização e expansão da frota.
A missão dada à equipe da embarcação era o transporte de 1 milhão de barris de petróleo até o Chile, onde seria realizada a operação ship-to-ship no Porto de Talcahuano e no Terminal de San Vicente. A operação ship-to-ship consiste em transferência de petróleo ou derivados entre navios amarrados um ao outro lado a lado e conectados por mangueiras especiais e dispositivos de proteção. No total, a missão durou um mês entre saída do Terminal de Angra dos Reis até o retorno, no começo do mês.
Na rota realizada pelo navio, a tripulação enfrentou ondas de até oito metros, rajadas de vento com velocidade aproximada de 70km/h, passou pelo Estreito de Magalhães, canal de conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico e, pouco depois enfrentou neve e temperaturas negativas já em águas chilenas. Na volta para o Brasil, a embarcação enfrentou ondas de 15 metros também em águas chilenas.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)
PUBLICIDADE