Cerimônia ocorrerá no Estaleiro Jurong Aracruz, onde NPo Almirante Saldanha será construído. Incorporação à esquadra está prevista para segundo semestre de 2025
A Marinha do Brasil realiza, na próxima terça-feira (17), o batimento de quilha do navio polar (NPo) Almirante Saldanha. A cerimônia do primeiro navio do tipo construído no país ocorrerá no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo. A construção do navio é conduzida pela Marinha, com execução da sociedade de propósito específico (SPE) 'Polar 1' e gerência da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron).
A incorporação do NPo Almirante Saldanha à força naval está prevista para o segundo semestre de 2025. O navio terá cerca de 103 metros de comprimento, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Na fase de construção, de acordo com a Marinha, já foram gerados 600 empregos diretos e 6.000 indiretos.
Com capacidade de operar nas águas geladas da região Antártica, o NPo Almirante Saldanha integra o Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (Prohidro), que prevê a obtenção de navios hidroceanográficos a serem empregados em águas polares, a fim de ampliar o suporte logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz e de incrementar as atividades de pesquisa científica no Continente Austral.
PUBLICIDADE