Com expectativa de visitação de mais de 35 mil pessoas e 22 mil metros quadrados de exposição, começou hoje em Oslo, Noruega, a 50ª Nor-Shipping. Na cerimônia de abertura da conferência, foram entregues os prêmios de Eficiência Energética, Next Generation Ship e Young Entrepreneur.
O graneleiro "Harvest Frost", da americana ADM, foi o vencedor na categoria de Eficiência Energética. Construído no estaleiro japonês Oshima, tem 95 mil tpb, classificação Classe NK e projeto Mitsubishi Heavy industries. Pode transportar 115,5 mil metros cúbicos de carga e reúne as maiores inovações tecnológicas em eficiência energética. Seu desenho permite menor resistência às ondas. A embarcação emite 26% menos que os padrões permitidos em sua categoria.
PUBLICIDADE
Já o vendedor na categoria Next Generation Ship foi o projeto X-Stern desenvolvido pela Ulstein. Conta com tecnologiaX-Bow, que já provou aumentar o conforto da tripulação ao mesmo tempo em que propicia a navegação em em regime "foul" ou em economia de combustível.
O projeto foi lançado em agosto 2014 e já está sendo utilizado em um barco de apoio que também participou da disputa do prêmio. O projeto é adequado para diversos tipos de barcos, mas especialmente para PSV e OCV.
O terceiro e último prêmio foi o Young Entrepreneur, destinado a empreendedores com menos de 40 anos de idade. O vencedor é Boyan Slat, fundador da empresa The Ocean Cleanup. Desde 2011 ele pesquisa a poluição no mar por sacos plásticos e desenvolveu um sistema que permite o recolhimento com o uso de barreiras de contenção.
Da Redação