Grupo Azimut prevê parcerias com universidades catarinenses para qualificar mão de obra
A instalação do grupo italiano Azimut-Benetti no Brasil traz ao Vale do Itajaí a criação de mil novos empregos. A empresa oficializou nesta terça-feira a implantação do estaleiro em Itajaí, dando novo ânimo para os profissionais da construção naval.
Por enquanto, somente 50 trabalhadores foram contratados para os serviços na filial catarinense do grupo. Ao longo deste e do próximo ano, as outras 950 vagas também serão preenchidas.
O diretor executivo da Azimut no Brasil, Luca Morando, afirma que o grupo vai priorizar a mão de obra local. Para isso, pretende formalizar parcerias com universidades catarinenses em busca de profissionais qualificados.
— Estamos entrando em contato com a Univali e também com a Universidade Federal de Santa Catarina para discutirmos essa questão da mão de obra, que vamos precisar muito.
Construção Naval
O curso superior de Tecnologia em Construção Naval, que é oferecido na Univali de Itajaí, existe desde 2005 e hoje conta com 250 acadêmicos matriculados. O coordenador do curso, Roberto Bardal, diz que a cada semestre, desde 2008, entre 15 e 20 pessoas conquistam o diploma.
Currículo
Os profissionais que quiserem concorrer às vagas disponíveis no Grupo Azimut-Benetti de Itajaí devem enviar currículo para o e-mail recrutamento@azimutyachts.com.br . As 950 vagas ainda disponíveis serão preenchidas por trabalhadores navais e também de outros setores, como administrativo.
Estabelecido em Itajaí, o Grupo Azimut-Benetti já possui encomendas para o verão de 2011. No começo, a empresa vai trabalhar com seis tipos de iates de luxo fabricados com fibra de vidro. A estimativa é produzir cerca de 100 embarcações por ano.
Sede
A sede oficial do grupo será em uma área de 200 mil metros quadrados, que fica dentro do complexo do Terminal Portuário de Itajaí (Teporti), no Bairro Salseiros, lateral do Rio Itajaí-Açu.
Para que a produção dos iates não ficasse parada enquanto a sede é construída, o Azimut alugou um galpão próximo, no Bairro Cordeiros. Com toda a instalação pronta, o valor do investimento da empresa em Itajaí será de cerca de R$ 200 milhões.
A prefeitura de Itajaí concedeu descontos e isenções ao grupo por um prazo não divulgado. O incentivo fiscal vem por meio da redução de 50% no ISSQN e no IPTU. Já o ITBI teve isenção de 100%.
— Nós estamos fechando também a negociação com uma marina internacional. Assim, Itajaí vai se firmar como Polo Náutico de excelência nacional — acrescenta o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Clayton Batschauser.
Fonte: Diário Catarinense/Patrícia Auth
PUBLICIDADE