MSC

Petrobras anuncia descoberta na Bacia Sergipe-Alagoas

SÃO PAULO - A Petrobras informou hoje que a perfuração do primeiro poço em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas identificou a presença de petróleo de qualidade semelhante ao das águas profundas da Bacia de Campos. De acordo com a companhia, trata-se de uma nova fronteira exploratória. Conforme o comunicado, foi confirmada a existência de grandes acumulações nas porções mais distantes da bacia, com volumes superiores àqueles encontrados nos campos de Guaricema e Dourado, em águas rasas. Dados obtidos nos testes indicam a presença de petróleo leve.

O poço, conhecido como Barra, está localizado no bloco SEALM-426 da concessão BM-SEAL-11, no nordeste da sub-bacia de Sergipe, em profundidade de água de 2.341 metros, a 58 km da costa do Estado de Sergipe. Segundo a Petrobras, o poço testou depósitos em acumulação desenvolvida em área de cerca de 70 quilômetros quadrados. O campo análogo mais próximo, Piranema, está a 90 km de distância. Do poço, ainda em perfuração, continuarão sendo obtidas amostras de reservatórios mais antigos e profundos.

"As informações até agora obtidas são suficientes para atestar a descoberta de uma nova província petrolífera na Bacia de Sergipe-Alagoas. Após o término da perfuração, o consórcio formado pela Petrobras (60% - operadora) e IBV-Brasil (40%), para a exploração da concessão BM-SEAL-11, dará continuidade às atividades e aos investimentos, através da perfuração de outros poços pioneiros e da elaboração de Plano de Avaliação de Descoberta a ser definido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo)", disse o comunicado.

Fonte: Agencia Estado/EQUIPE AE

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira