SÃO PAULO - A Petrobras informou que entrou em produção nesta última sexta-feira o poço 7-LL-22D-RJS no campo de Lula, na Área do Piloto de Lula NE, no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Este poço tem potencial de produção de 26 mil barris de petróleo por dia, e está interligado ao navio Plataforma FPSO Cidade de Paraty por um sistema de conexão à plataforma pioneiro nesse campo. O campo de Lula é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).
NOTÍCIAS RELACIONADASPetrobras inicia produção em novo poço no campo de Lula no pré-salProdução de gás e petróleo sobe 0,2%, indica PetrobrasProdução da Petrobras cresce em março com impulso do pré-salCorreção: produção de petróleo e gás cresce 0,2%Óleo e Gás vê início de produção de 2 novos poços em Tubarão Martelo em 90 dias
"Por esse sistema, o trecho ascendente das tubulações de produção é sustentado por uma boia submersa posicionada na profundidade de 240 metros abaixo no nível do mar. A cabeça do poço está localizada a uma profundidade dágua de 2.130 metros", acrescentou a estatal em comunicado.
PUBLICIDADE
A conexão do poço 7-LL-22D-RJS ao FPSO foi finalizada em 05 de maio de 2014, com a instalação de seus dutos flexíveis. Uma segunda boia já teve sua instalação finalizada e está pronta para receber os dutos rígidos de produção e injeção.
O FPSO Cidade de Paraty entrou em operação em 06 de junho de 2013, com o poço 7-LL-11-RJS, que foi interligado diretamente à plataforma e produz cerca de 30 mil barris por dia. Ao longo de 2014 serão interligados mais seis poços à unidade, quatro produtores e dois injetores, todos através das boias, possibilitando que o FPSO Cidade de Paraty atinja sua capacidade plena de produção, de 120 mil barris de petróleo por dia, no terceiro trimestre de 2014.
Fonte: Agência Estado/NATALIA GÓMEZ