Receba notícias em seu email

Navalshore

Petrobras anuncia novas descobertas em Sergipe

Petrobras anunciou a descoberta de indícios de petróleo e gás natural no campo de Carmópolis, leste de Sergipe; essa é a quarta vez no ano que a estatal encontra petróleo e gás natural no local, um dos maiores campos em terra da empresa e que passa por um programa de revitalização; o Programa de Revitalização de Campos com Alto Grau de Explotação, o Recage, iniciado em 2006, tem por objetivo fazer uma varredura em todos os campos maduros que já produzem petróleo para otimizar o volume dessa produção

Descoberto há 51 anos, o campo de Carmópolis continua produzindo óleo. A Petrobras anunciou a descoberta de indícios de petróleo e gás natural no campo de Carmópolis, leste de Sergipe. A notícia publicada nesta última segunda-feira, 03, pela agência Reuters consolida Sergipe como centro produtor de energia.

Essa é a quarta vez no ano que a Petrobras encontra petróleo e gás natural no local, um dos maiores campos em terra da empresa e que passa por um programa de revitalização.

O Programa de Revitalização de Campos com Alto Grau de Explotação, o Recage, iniciado em 2006, tem por objetivo fazer uma varredura em todos os campos maduros que já produzem petróleo para otimizar o volume dessa produção.

Carmópolis foi descoberto em 1963 e atingiu o pico de produção de 27 mil barris diários, volume que pode voltar a ser alcançado ou mesmo ultrapassado com a descoberta de novos poços.

Em julho, Sergipe produziu 1,3 milhão de barris de petróleo, uma produção 14,5% maior quando comparada ao sétimo mês do ano anterior. Conforme dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção entre janeiro e julho deste ano foi de 9 milhões de barris de petróleo. Desses, 67,2% foram retirados em terra e 32,8% do mar.

Atento às novas perspectivas econômicas que a descoberta pode gerar para o Estado, o subsecretário de Assuntos Energéticos, Oliveira Júnior comemorou a notícia. “O governo do Estado acompanha atentamente a produção de petróleo e gás de Sergipe e vibra com esse resultado que confirma o potencial do estado como produtor de petróleo. Esta é a quarta vez no ano que a Petrobras anuncia descobertas no campo de Carmópolis, que 51 anos depois de sua descoberta, continua produzindo óleo”, afirmou.

Oliveira lembrou que o estado apresenta uma variada matriz energética, já que também possui petróleo, potássio e biomassa. “O Estado já se consolidou como produtor de energia de muitas matrizes, exportador de energia. Somos um Estado que não temos restrições na energia da instalação de empresa de qualquer porte. Além disso, temos o privilégio de ter as redes de distribuição de energia (Chesf) e de gás (Gasene) próximas”, declarou.

Carmópolis

O campo de Carmopólis é considerado o maior da Unidade de Negócios da Petrobras de Sergipe-Alagoas (UN-SEAL), com mil poços e produção de 80% da unidade de produção terrestre em Sergipe. Dispondo de uma área de cerca de 140 km², o Campo está localizado no município de mesmo nome, estendendo-se por outras cinco cidades – Japaratuba, Maruim, Rosário do Catete, General Maynard e Santo Amaro das Brotas.

Hoje, Sergipe tem 1.550 poços em terra, que produzem 33.174 barris de petróleo/dia, dos quais cerca de 70% vêm do campo de Carmópolis, ainda um dos maiores campos terrestres do País. Se for considerada a produção total do Estado, em terra e no mar, de 44.192 barris/dia, Carmópolis responde por 52% do volume. Primeiro produtor de petróleo no mar – o campo de Guaricema, descoberto em 1968 –, Sergipe mantém o pioneirismo com a instalação da primeira plataforma de casco redondo do País, nas águas profundas do campo de Piranema.

Escola Profissionalizante

Para ampliar ainda mais a cadeia produtiva de petróleo e gás, o governo do Estado implantou a primeira escola profissionalizante de Petróleo em Carmópolis. Orçada em R$ 5 milhões a unidade ofertará o curso técnico na área de Petróleo e Gás e integra a política de interiorização da educação.

A escola iniciou suas atividades em setembro, com cursos de Inglês Básico, Espanhol Básico e Libras. A unidade de ensino que recebeu o nome de Centro Estadual de Educação Profissional Gov. Marcelo Déda Chagas receberá no inicio de 2015, curso integral médio profissionalizante em Petróleo e Gás. Lá também será implantando o polo de ensino profissional à distância.

Segundo a diretora do Centro, Jerusa Magaly Silveira, os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) devem ocorrer paralelamente às outras atividades, pois são de curta duração. “Desejamos proporcionar o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social, promover a capacitação, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica”, ressaltou a educadora.

Idealizada pelo ex-governador Marcelo Déda, a unidade tem capacidade para receber 240 alunos, capacitando-os para as demandas de exploração mineral na região, principal atividade econômica do município.

Fonte: Sergipe247






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira