Navalshore 2024

Polêmica do estaleiro Promar Ceará na Praia do Titanzinho

Área onde se pretende construir o estaleiro não é zona residencial ou faixa de praia e pode ser adaptada, afirma Cid
Brasília (Sucursal) O governador do Ceará, Cid Gomes, cobrou ontem, em Brasília, uma análise mais racional sobre a questão da construção do estaleiro Promar Ceará na Praia do Titanzinho. "Temos informações demais. Temos que analisar tudo o que tem de positivo e tudo o que tem de negativo. Temos que ser racionais, não podemos ser passionais", afirmou Cid Gomes que participou de encontro com o presidente Lula da Silva, para apresentar o andamento das obras da Ferrovia Transnordestina.
Ainda sobre a questão do estaleiro, Cid afirmou que assim que voltar ao Estado vai buscar se encontrar com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para discutir o projeto. "Levar as coisas de forma extrema é ruim. Vamos conversar. O projeto de construção do quebra-mar aproveita a obra de ampliação do Mucuripe. A engenharia do quebra-mar já existe", ponderou Cid Gomes.
Possível adaptação
Conforme o governador, a área onde se pretende construir o estaleiro não é uma zona residencial ou faixa de praia e, portanto, pode ser adaptada. "O projeto não interfere em projetos já existentes. Lá não tem moradia, é uma faixa de aterro".
O governador afirmou que Ceará e Fortaleza precisam de duas coisas: empregos e melhorias habitacionais. "Eu acredito que o projeto do estaleiro vai trazer os empregos. Eu acho que é uma coisa boa", concluiu.
Transnordestina
Em relação ao seu encontro com o presidente Lula para tratar da Ferrovia Transnordestina, o governador afirmou que este é um encontro regular, no qual o presidente avalia o progresso da obra. "Foi uma reunião grande. Estavam presentes o Ministério dos Transportes, Casa Civil, BNM, o governador do Piauí, Welington Dias e várias outras autoridades ligadas ao projeto. Nós fizemos uma revisão dos prazos e compromissos.
Sempre tem um atrasinho aqui, outro atrasinho ali. Mas no Ceará a obra está bem", avaliou Cid Gomes. De acordo com o governador, o Ceará recebeu uma grande partida de trilhos, que deverão ser assentados entre Missão Velha (CE) e Salgueiro (MA). Sobre a reação do presidente em relação aos resultados apresentados, Cid Gomes afirmou: "o presidente está sempre cobrando mais agilidade. É normal", salientou.
O governador informou a Lula que haverá a necessidade de retificação do projeto da Transnordestina no Ceará, na região de Quixadá, devido ao tombamento dos monólitos.(Fonte: Diário do Nordeste/CE/ANE FURTADO)



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira