Navalshore 2024

Polêmica dos royalties não impede planos de petrolífera

Representantes da petroleira norte-americana estiveram reunidos, na tarde de ontem com o governador Paulo Hartung
Em meio a polêmica envolvendo a distribuição dos royalties de óleo e gás produzidos na camada pré-sal, representantes da petroleira norte-americana Anadarko Brasil estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira (26), com o governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta, para apresentar o plano de investimento da empresa para o Espírito Santo.
No entanto, a empresa não respondeu a várias questões. Entre elas, quantos empregos podem ser gerados, que investimentos serão realizados no Estado, quanto será empregado na produção de óleo e gás, que tipo de tecnologia será usada no processo de exploração.
Uma das prioridades da empresa é investir em capacitação e aproveitamento da mão de obra capixaba, o que irá gerar novos postos de trabalho no Estado. Ao longo de três décadas, o projeto poderá empregar diretamente de 300 a 500 pessoas.
No início do mês, o grupo anunciou que a jazida de pré-sal descoberta em 2008 no campo batizado de Wahoo, no bloco exploratório BM-C-30, localizado ao sul do Parque das Baleias, litoral capixaba, possui uma reserva estimada de mais de 300 milhões de barris de petróleo.

Na opinião do presidente da petroleira, Roberto Abib, o encontro foi bastante positivo, pois os estudos realizados em três poços serão interessantes tanto para a empresa como para o desenvolvimento do Espírito Santo.
Para o secretário Estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix, esses investimentos consolidam o Espírito Santo como um importante Estado para exploração do petróleo, possibilitando a geração de novos investimentos e empregos. "O fato de os representantes da empresa virem apresentar o projeto mostra seu comprometimento com a sociedade capixaba para um maior desenvolvimento do Estado".
A Anadarko foi a primeira empresa privada a descobrir óleo no pré-sal brasileiro. Os testes no primeiro poço do campo Wahoo indicaram uma vazão superior a 15 mil barris de óleo e de 4 milhões de m3 de gás natural por dia. Trata-se de um óleo de alta qualidade e valor.
No final do ano passado, a Anadarko já havia anunciado outra descoberta de petróleo na camada de pré-sal no litoral do Espírito Santo. Em comunicado divulgado em dezembro, a empresa informou que o reservatório também possui óleo de boa qualidade.
O novo poço foi perfurado em um bloco vizinho ao BM-C-30, o BM-C-32, e fica localizado a aproximadamente 10 quilômetros do campo de Wahoo. Até agora, a Anadarko já investiu cerca de US$ 500 milhões em projetos no Brasil, mas não detalhou os gastos efetuados no Espírito Santo.

Fonte: Gazeta Online/Carla Einsfeld/com informações do governo do Estado

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira