MSC

Pré-sal: contratos ainda no 1º semestre

Os primeiros navios que vão transportar o óleo do pré-sal brasileiro, na Bacia de Santos, devem começar a ser licitados até o final do primeiro semestre deste ano, informou na quinta-feira o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Ele acredita que até junho deva ser lançada a terceira etapa do Programa Nacional de Renovação da Frota (Promef), que deverá ser destinada a esta área.
"Ainda estamos estudando adaptações e o que precisa ser feito para transportar o óleo a uma distância maior da costa e ainda para nos voltarmos para a exportação", comentou Machado, sem querer dar maiores detalhes sobre o assunto. Ele acredita que a maior parte das embarcações a serem encomendadas serão de VLCCs, hoje considerados os navios de maior porte para transporte de combustíveis.
A estratégia logística ainda está sendo traçada, mas a ideia é que a licitação envolva um pacote grande, com um número de embarcações superior a 20, como nas duas etapas anteriores. "Serão navios que vão fazer tanto a rota ligando a Bacia de Santos às novas refinarias do Nordeste, quanto levando estes produtos lá processados para o mercado exterior", disse.
Machado destacou que 2010 será um ano de colher os frutos das duas etapas anteriores do Promef, já que seis navios serão lançados, dos quais quatro serão efetivamente entregues até o final do ano à companhia. Destes navios que passarão a compor a frota da estatal, três foram construídos pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, e outro no Estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro. "Hoje temos vários grupos interessados em instalar novos estaleiros no País. É uma atividade que foi fomentada e gerou resultados", comentou.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Kelly Lima)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira