Receba notícias em seu email

Navalshore

Pré-sal na fase lucrativa

A partir da semana que vem, poços do megareservatório vão produzir 100 mil barris por dia

Rio - A Petrobras se prepara para começar a produzir petróleo comercialmente em Tupi, na camada pré-sal, na semana que vem, entre os dias 27 e 29 de outubro. A petrolífera espera atingir 100 mil barris por dia de óleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás natural. Mas a produção comercial de gás só deverá começar no ano que vem.

O Teste de Longa Duração (TLD) em Tupi, na Bacia de Santos, começou em 1º de maio de 2009, com previsão de durar um ano e meio. À época, a unidade de produção tinha capacidade e autorização para extrair 14 mil barris de óleo por dia. Os testes na região foram bem-sucedidos, e a Petrobras decidiu pela antecipação, que foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.

O cronograma antecipado foi criticado, porque a data prevista para marcar a mudança é muito próxima e ocorrerá antes do segundo turno das eleições no País, dia 31 deste mês. O presidente da companhia, José Sergio Gabrielli, no entanto, afirmou que o equipamento necessário para ampliar a produção só chegou em 22 de setembro, justificando que a data não representa qualquer relação ou preocupação com o período eleitoral.

“Iniciaremos, pela primeira vez, a produção comercial do piloto de Tupi, que terá a capacidade de produção de até 100 mil barris por dia. É claro que isso não será obtido logo no início, mas é a capacidade”, disse Gabrielli, na inauguração das obras de ampliação da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP). O volume esperado coloca Tupi à frente do Campo de Baleia Franca, na Bacia de Campos. A unidade capixaba do pré-sal produz 40 mil barris diários.

Novo poço confirma reservas

A Petrobras informou ontem que novo poço de exploração perfurado na área de Tupi confirmou potencial de reservas de petróleo e gás natural de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo equivalente. Para se ter ideia do que esse volume representa, basta comparar as reservas com as já comprovadas do Brasil, que somam 14 bilhões de barris.

Esse novo poço poderá ser declarado comercial em 31 de dezembro, quando estarão concluídas as perfurações de outros dois poços de delimitação da reserva.

Os municípios que devem se beneficiar com royalties de Tupi são Maricá e Niterói. O poço é explorado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG Group (25%) e a Galp Energia (10%).

Fonte: O Dia Online/LUCIENE BRAGA


PUBLICIDADE








Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira