Primeiro navio construído em Pernambuco vai ao mar em maio

Cerca de 1,3 mil funcionários do Estaleiro Atlântico Sul trabalham na construção do navio, batizado de João Cândido; ele será capaz de transportar um milhão de barris de petróleo
Primeiro navio construído no estaleiro em Pernambuco vai ao mar em maio
O primeiro navio construído em Pernambuco deve ia ao mar no próximo dia 3 de maio. Batizado de João Cândido, ele movimenta em seu trabalho de finalização cerca de 1,3 mil funcionários do Estaleiro Atlântico Sul, em Suape. O serviço é realizado no dique seco, uma área de 12 metros de profundidade, 412 de extensão e 73 metros de largura.
O João Cândido possui 160 mil toneladas, 266 metros de comprimento e terá capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. Este é o primeiro de uma série de 22 navios encomendados ao estaleiro pela Transpetro, uma empresa da Petrobras que faz o transporte de petróleo brasileiro para diversas partes do mundo.
O presidente do Atlântico Sul, Ângelo Bellelis, considera o momento um marco para o fortalecimento da indústria naval brasileira: “o Brasil já foi o seguido principal produtor de navios na década de 70. Depois perdeu muitas posições e agora estamos retomando a indústria naval brasileira. O estaleiro está entregando o primeiro navio do programa de modernização e expansão da frota da Transpetro. Acho que é um símbolo, pois a indústria do setor está renascendo”
24 horas antes do lançamento ao mar do navio, a comporta que impede que o dique seco seja inundado será aberta para que o petroleiro flutue e seja levado ao cais externo, onde as obras serão finalizadas.
JOÃO CÂNDIDO
O navio foi batizado em homenagem a João Cândido, conhecido como o Almirante Negro. Ele foi líder da Revolta da Chibata, que ocorreu no Rio de Janeiro no início do século XX e era contra os castigos físicos impostos aos marinheiros brasileiros.
João Cândido foi preso e expulso da Marinha, mas a luta dele foi vitoriosa e os castigos, como chicotadas, por exemplo, deixaram de ser praticados na Marinha do Brasil.

Fonte: pe360graus.com

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira