O Grupo Engevix, de São Paulo, confirmou nesta terça-feira o investimento de quase US$ 4 bilhões no Porto de Rio Grande. O grupo vai construir, em cinco anos, oito cascos para plataformas de exploração de petróleo e gás. Esses equipamentos serão destinados aos projetos da camada pré-sal. Serão criados de 3,5 mil a 7 mil empregos.
A consolidação do investimento foi comunicada na tarde de hoje à governadora Yeda Crusius, que prometeu o apoio do Estado ao empreendimento. Apenas em mão de obra, o investimento deve alcançar US$ 2 bilhões. No final do ano, começa a ocupação da área física necessária à obra, no Estaleiro Rio Grande. Em março de 2011, iniciam-se os trabalhos de engenharia e gerenciamento, informou Gerson de Mello Almada, sócio da Engevix.
Almada esteve no Centro Administrativo Fernando Ferrari acompanhado por José Antunes Sobrinho, vice-presidente da Engevix, e do do vice-presidente de operações oceânicas, Daniel Peres. Conforme o detalhamento dos executivos, o trabalho do grupo será a adaptação de cascos de navios, com tecnologia sueca, para a construção de plataformas do tipo FPSO _ unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência. A empresa já atua em geração de energia no Estado, na hidrelétrica de Dona Francisca, no Complexo Ceran, no Rio das Antas, e na PCH de Esmeralda.(Fonte: Zero Hora/RS)
PUBLICIDADE