MSC

Salmito admite mudança por estaleiro

Presidente da Câmara Municipal, petista Salmito Filho vai contra posição da prefeita Luizianne Lins e defende estaleiro no Titanzinho
Titanzinho é definido como Zona Especial de Interesse Social pelo Plano Diretor, o que impediria a instalação do estaleiro. Para mexer na lei, há prenúncio de embate entre aliados da prefeita e do governador (Foto: Igor de Melo)
Começa a ganhar contornos de crise a divergência entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) sobre onde deverá ser construído o primeiro estaleiro do Ceará. Cid quer o equipamento na praia do Titanzinho, no Serviluz. Luizianne é contra.
Além da oposição da prefeita, a intenção do governador esbarra, também, no novo Plano Diretor de Fortaleza & sancionado em 2009 -, que classifica a região como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Dessa forma, apenas casas populares e determinados equipamentos sociais & como postos de saúde e escolas - poderiam ser erguidos.
Para não perder tempo nessa disputa, Cid já começou a armar suas trincheiras. O POVO apurou que a reunião realizada na última quinta-feira, entre o governador e vereadores da Capital, foi fruto de negociação direta com o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT). Cid teria solicitado uma reunião com os dois parlamentares mais votados na região do Serviluz. Salmito afirmou que faria melhor: levaria os dez mais bem votados. Conseguiu levar sete - e todos saíram defendendo o projeto. A começar por Salmito.
Na avaliação dele, não há nenhum fator que possa impedir a instalação do estaleiro no Titanzinho. Segundo ele, o que deve prevalecer são os benefícios que a obra poderá trazer. ``Formei uma opinião e sou favorável``, ressalta.
De fora do encontro, o líder do Executivo na Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), garante que a prefeita Luizianne Lins lhe disse, após saber da reunião de Cid com os vereadores, ser totalmente contra a instalação do estaleiro no Titanzinho, possuindo, inclusive, um projeto alternativo de requalificação para a área.
O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Deodato Ramalho, acrescenta que o Plano Diretor impossibilita a instalação do estaleiro no Titanzinho. ``Existe uma definição política de preservação daquela região``.
De acordo com o secretário, a previsão e que sejam privilegiados os espaços turísticos e as atividades de surfe, que é a marca registrada do local. ``Há a decisão da Prefeitura de não concordar em colocar o estaleiro ali. A própria prefeita já sinalizou, apesar de que, até agora, não temos uma posição oficial, pois não foi feito nem mesmo a consulta prévia na Semam``, revela.
Sobre a barreira, Salmito afirma que, pelo bem do povo, qualquer ``adaptação`` pode ser feita. ``Vamos deixar de realizar a Copa do Mundo porque não estava prevista no Plano Diretor? Acredito que não``. Posicionamento semelhante foi apresentado pelo governador Cid Gomes no último sábado. ``O Plano Diretor é uma lei feita dentro de uma determinada realidade. O estaleiro é um fato novo e, diante de um fato novo, qualquer lei pode ser discutida``.
SAIBA MAIS
- A Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza só terá posicionamento concreto quando o Estado enviar a documentação. A probabilidade é que isso ocorra na primeira quinzena de fevereiro, quando sai o resultado da concorrência da Transpetro que vai determinar se o Ceará terá mesmo o estaleiro.
- Mesmo sem a divulgação pela estatal, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, Antônio Balhmann, confirmou que o Ceará venceu a licitação e está em fase de negociação de valores. (Fonte: O Povo
/Ítalo Coriolano)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira