O grupo alemão Siemens informou nesta quinta-feira que vai fornecer turbinas a gás para a FPSO — plataforma flutuante de produção e armazenamento de petróleo — Carioca MV30, que será usada no campo de Sépia, da Bacia de Santos. A Petrobras é a operadora dessa área do pré-sal.
Segundo o comunicado, serão entregues quatro pacotes de turbinas SGT-A35 e outros dois compressores para a embarcação. Além dos equipamentos, a Siemens cuidará de serviços e manutenção de longo prazo — duas décadas — relacionados à operação.
PUBLICIDADE
A fabricante alemã afirmou também que a expectativa é de produção de 180 mil barris por dia na FPSO, cujas atividades devem ser iniciadas em 2021. A capacidade de armazenamento deve ser da ordem de 1,4 milhão de barris de petróleo bruto.
“A tecnologia avançada oferecida pelo nosso novo pacote de turbinas offshore, além da nossa vasta experiência com os projetos FPSO da Petrobras, e o sucesso comprovado da nossa tecnologia de compressores foram fundamentais para garantir a nossa participação”, disse, em nota, Matthew Chinn, diretor de soluções para novos equipamentos da Dresser-Rand, marca da Siemens que fornecerá os produtos.
A japonesa Modec está construindo o navio-plataforma e será responsável pela operação da embarcação quando a embarcação estiver pronta. A entrega está marcada para o fim de 2018.
Fonte: Valor